Na quarta-feira (1/11), o prefeito João Dado esteve em São Paulo, a convite da Secretaria Estadual do Turismo, para a assinatura da sanção da lei que classifica Votuporanga como um dos 31 novos Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado. Na ocasião, Dado estava acompanhado do deputado estadual Carlão Pignatari, autor do projeto.
A cidade conquistou o título após o resultado favorável da votação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que, na sessão da última quinta-feira (26/10), aprovou o projeto.
Realizada no Palácio dos Bandeirantes, a cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do Secretário Estadual de Turismo, Fabrício Cobra, e contemplou também a assinatura dos convênios de 2017 do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).
Com a classificação de Votuporanga como Município de Interesse Turístico, a Prefeitura passa a receber, anualmente, cerca de R$ 650 mil em recursos vindos do Governo do Estado, que devem ser investidos no fomento ao turismo como propulsor da economia local, gerando empregos e renda.
Além de Votuporanga, receberam o MIT: Altinópolis, Araraquara, Araras, Areias, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Itapuí, Itupeva, Jaú, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Mairiporã, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Rancharia, Registro, Riolândia, Rosana, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tabatinga, Tambaú e Uchôa.
Para o prefeito João Dado, além de muito positivo para o município, o título de Interesse Turístico “deve ser motivo de orgulho para todos que amam e defendem o crescimento de Votuporanga”. “Com a chegada dos recursos que serão enviados pelo Governo do Estado, tanto o Comtur quanto a Secretaria da Cultura e Turismo irão acompanhar de perto todos os investimentos executados. Prevemos, por exemplo, uma sinalização especificamente voltada aos visitantes, além de materiais de apoio com informações sobre a cidade e apoio para a realização de eventos típicos, abertos ao público”, finalizou o prefeito.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Edson Genari, destaca que, embora Votuporanga tenha seus próprios pontos turísticos, o título de MIT se justifica, em especial, por conta do “turismo de eventos” que movimenta o setor de serviços da cidade. “Municípios turísticos não são apenas aqueles que possuem praias de água salgada, grandes rios, estâncias termais ou monumentos famosos. Em Votuporanga, nossa estrutura hoteleira, gastronômica, comercial e acadêmica possibilita que recebamos pessoas de diversas localidades. Aqui, acontecem eventos como o Fliv, considerado o maior festival literário do Estado; e o Oba, que torna nosso carnaval nacionalmente reconhecido; além das tradicionais quermesses e feiras livres. Esperamos, com estes recursos, fortalecer ainda mais esse nosso potencial com o turismo de eventos”, pontuou Genari.