O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou, nesta terça-feira (24), a importância do setor Saúde para o desenvolvimento do país, ressaltando que a movimentação financeira da área responde por quase 9% do PIB nacional.
“Temos um PIB maior que o da Agricultura. Não seremos a quinta economia do mundo se não tivermos um setor de saúde bem estruturado e eficiente”, disse o ministro, durante a abertura da 18º Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios.
O mercado de saúde brasileiro movimenta em torno de R$ 20 bilhões ao ano e garante emprego a 12 milhões de trabalhadores. Grande parte desse impacto é resultado do amplo atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Padilha ressaltou que é necessário compreender as oportunidades que surgem no país com a expansão da rede pública.
Em 2011, o orçamento da União destinou R$ 77,1 bilhões para a Saúde.
Iniciativas lançadas este ano pelo Ministério da Saúde ampliam os serviços voltados a gestantes e bebês, por meio da Rede Cegonha, e a pacientes com câncer, por exemplo. /O SUS, um grande sistema nacional de saúde, é um grande mercado para a indústria”, afirmou o minsitro.