sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ministro culpa municípios pelo aumento da dengue

O número de casos da dengue aumentou 25 por cento nas primeiras semanas de 2007 com relação ao mesmo período do ano passado. Para o ministro da Saúde, Agenor Álvares,…

O número de casos da dengue aumentou 25 por cento nas primeiras semanas de 2007 com relação ao mesmo período do ano passado. Para o ministro da Saúde, Agenor Álvares, a falta de empenho dos municípios nas ações de combate à doença justifica o aumento dos números. O ministro explica que a epidemia no Mato Grosso do Sul é um exemplo da falta de mobilização. A vistoria de trinta mil casas para verificar a existência de focos do mosquito só foi possível com autorização judicial. Na maioria dos casos, por resistência dos próprios moradores. O ministro também garante que outro fator responsável pelo grande número de pessoas que contraíram a dengue foi o excesso de chuvas no estado. Para Agenor Álvares, é fundamental a integração entre os governos, pois novos casos podem surgir a qualquer momento.

Não resta a menor dúvida que houve acomodação das autoridades locais. E quando surgiu a epidemia, eu, particularmente, estive no Mato Grosso do Sul, numa reunião com o governador, e nós previmos que ali teriam números de casos maiores. Eu acho que está faltando que a gente integre mais os esforços do governo e da população. Que haja realmente uma aderência maior para que a gente combata isso. Agora, antes. Não adianta a gente depois de dezembro, janeiro tentar fazer as coisas. Tem que começar lá pra outubro, novembro porque depois disso não temos como fazer nada.

Segundo dados do Ministério da Saúde foram registrados quase 68 mil casos da doença em 2007. Desde total, 48 por cento dos casos ocorreram no Mato Grosso do Sul. Em 2006, foram destinados mais de 770 milhões de reais para o combate à dengue, dez por cento a mais que em 2005. A verba foi repassada pelos programas de vigilância mantidos pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Notícias relacionadas