Os bebês nascidos em hospitais públicos e particulares em 2007 terão uma nova caderneta de saúde. Segundo o Ministério, o documento, que é entregue aos pais nas maternidades logo após o nascimento do bebê, é utilizado por 70% das mães. Além das curvas do crescimento da Organização Mundial da Saúde, que permite saber se a criança está crescendo de forma adequada, o cartão traz como novidade informações sobre o registro civil de nascimento, direitos dos pais e dicas de alimentação saudável. O consultor da área de saúde da criança do Ministério da Saúde , Ricardo Caraffa, explica na prática a importância dos bebês terem a nova caderneta.
A caderneta agora se torna um instrumento mais completo, tanto para a família estar acompanhando a criança, como para os profissionais de saúde também estarem utilizando essa caderneta no atendimento da criança, para acompanhamento, onde são anotados os dados vitais da criança e também lá estão uma série de orientações que o profissional vai estar conversando com a mãe. Vai ser um instrumento super valioso para o profissional de saúde se dar com a mãe no cuidado da criança.
Estão previstas para esse ano a distribuição de 3 milhões e meio de exemplares do novo cartão. O ministério quer que a nova caderneta seja utilizada futuramente como passaporte da cidadania. A idéia, é que ela sirva como uma identidade legal e possa ser usada pelos pais na matrícula da escola e em viagens das crianças.