O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou o enviou de uma Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, conforme solicitação do governo do Estado do Amazonas. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) aguarda a formalização do pedido mas já está tomando as providências para o deslocamento da equipe.
A FTIP, foi criada em janeiro de 2017. Na atual gestão, o Depen passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas.
Formada por agentes federais de execução penal dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, a FTIP obedece o planejamento definido pelos entes envolvidos na operação, sempre que houver necessidade de sua atuação.
Além disso, a área de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em conjunto com as forças de segurança locais, já começaram a identificar integrantes de organizações criminosas que serão transferidos para o Sistema Penitenciário Federal.
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é responsável pela segurança da área externa do Complexo Penitenciário Anísio Jobim desde 09 de janeiro de 2017. A FNSP continuará atuando no local.
Sistema Prisional
O sistema penitenciário é uma das áreas críticas da segurança pública no Brasil, segundo o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros. Ele informou que o ministério viabilizou a abertura de 2.841 novas vagas no sistema prisional, no primeiro trimestre de 2019. E que a meta é criar, ainda em 2019, cerca de 20 mil novas vagas em unidades prisionais.