A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza hoje audiência pública para debater um estudo que mostra que a crescente importação de CDs e DVDs virgens se deve ao aumento da pirataria.
O debate foi proposto pelo deputado Guilherme Campos (DEM-SP). O deputado citou estudo da Motion Picture Association Brasil segundo o qual 59% de todos os DVDs comercializados atualmente no País são cópias ilegais reproduzidas e distribuídas sem autorização e a custo ínfimo.
O estudo cita dados da Receita Federal segundo os quais a importação de CDs e DVDs virgens cresceu 490% entre 2005 e 2008, quando foram importadas 892 milhões de unidades.
Conforme o estudo, O auge do mercado nacional de DVD foi em 2006, com mais de 28 milhões de unidades vendidas. De 2006 a 2008, houve uma redução de mais de 4 milhões de unidades vendidas.
As pesquisas revelam ainda que 42% da população brasileira admite comprar produtos piratas, sendo que os DVDs são o segundo produto mais procurado para esse tipo de consumo.
No governo a oposição aponta futuramente para uma lei para proibir ou mesmo reduzir os numeros das midias virgens comercializadas. Enquanto no governo, enquanto as discussões não se iniciam, comerciantes da area de informatica e gravadoras já temem uma possivel intervenção governamental barre a comercialização do produto.