Microsoft anuncia mudanças em seu novo sistema operacional Windows Vista depois de um “diálogo construtivo” com a Comissão Européia e com a Coréia do Sul a respeito de questões regulatórias.
“A Microsoft concordou em realizar uma série de mudanças no Windows Vista em resposta às diretrizes que a empresa recebeu da Comissão Européia”, afirmou o conselheiro Brad Smith.
Smith confirma que a fabricante de software também incorporou mudanças ao Vista na Coréia do Sul para satisfazer regulações legais, informou a Microsoft.
Uma fonte próxima do assunto, informou que a nova versão permitirá que consumidores removam algumas funções do software e possam escolher alternativas às ferramentas removidas.
A comissária em competição de mercado da União Européia, Neelie Kroes, alertou a Microsoft em março sobre questões envolvendo o Vista. A Microsoft já levou uma multa recorde de quase meio bilhão de euros por ir contra as leis de competição do mercado.
A Comissão Européia temia que o sistema operacional contivesse ferramentas fixas (como uma função de busca na internet semelhante à do Google e um software parecido com o “PDF” da Adobe).
O “pacote” de um sistema operacional usado por mais de 90% dos usuários mundiais poderia inibir os clientes a comprarem, posteriormente, produtos da Adobe e do Google.
A Microsoft também planeja um pacote de segurança ligado ao Vista, medida que levantou preocupações de empresas como a McAfee e a Symantec, grandes produtoras de antivírus.