Uma recente pesquisa realizada em parceria entre a FGV -Fundação Getúlio Vargas e o tradicional jornal inglês Financial Times, com foco em Competitividade e Potencialidade de Desenvolvimento, classificou a microrregião de Fernandópolis como 1º lugar do País em Educação Básica.
A criteriosa pesquisa, com 193 páginas de dados e análises, além de atestar que Fernandópolis é a primeira do País em Educação Básica (Fundamental e Médio ), coloca-a, também, como a 5ª em Capital Humano e a 10ª no Ensino Profissionalizante e Superior, considerando as 558 microrregiões que compõem o Brasil e que foram pesquisadas.
As chamadas “Dimensões” consideradas para aferir e classificar são: 1 – Na Educação Bá- sica: “Desempenho da escola primária e secundária (IDEB e SAEB)”, “Tamanho da classe”, “Desempenho no ENEM (ciências, humanas, línguas, matemática e escrita)”, “Alfabetização” e “Matrículas de jovens na idade crítica (16 e 17 anos)”. 2 – No Ensino Profissionalizante e Superior: “Trabalhadores altamente qualificados”; “Qualidade de formação acadêmica”; “Capacidade de atrair talentos.” 3 – No Capital Humano: Resultados da Educação Básica + os do Ensino Profissionalizante e Superior.
Mediante os dados positivos e que mais uma vez enaltecem o nome de Fernandópolis, o presidente da Associação de Amigos do Município, Jesiel Bruzadelli Macedo, comenta os resultados. “Sem nenhuma dúvida, repito: moramos no melhor Estado do País, na melhor região do Estado de São Paulo, e na cidade com melhor qualidade de vida da Região”.
O Extra.net