Depois de amargarem anos de crise, as micro e pequenas empresas de Birigui, que juntamente com o pólo de Franca representam 90% das indústrias do setor, comemoram a recuperação do mercado calçadista. Com um crescimento de quase 10% na produção de cada um dos pólos, os empresários buscaram capacitação para diversificar e melhorar a qualidade dos produtos e tornaram-se mais competitivos. Neste ano, 18 deles, representando os dois pólos, vão expor suas coleções no estande coletivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), na 35ª Couromoda 2008.
De Birigüi, pólo infantil de calçados, seis empresas que participam de projetos do Sebrae-SP garantiram vaga no estande coletivo na feira. O setor, que acumulou um crescimento de 9% na produção de calçado infantil, começa a sentir os reflexos da recuperação econômica do mercado com olho na exportação. Para o diretor comercial da Anita Calçados, a participação na feira é fundamental para a aproximação da empresa com o mercado externo. “Esta é a quarta vez que participamos da Couromoda com o apoio do Sebrae-SP e podemos dizer que isso mudou a história da empresa. Ganhamos mais visibilidade para nossos produtos, fechamos negócios que garantiram dois meses de produção e impulsionaram nosso crescimento de 30%, em 2007, além de abrir as portas para as exportações, que já representam 10% do nosso faturamento”, comemora Idailton Carmelim.
No ano de 2007, o Sebrae-SP atendeu 30 micro e pequenas empresas em Birigüi e 445 em Franca, com oficinas de capacitação, consultorias nas áreas de finanças e administração, gestão da produção, marketing e vendas. Este apoio resultou em geração de novos postos de trabalho, além de redução de custo e maior rentabilidade das empresas.
O pólo calçadista de Franca – um dos mais importantes centros de moda em calçado masculino – estará representado no estande do Sebrae-SP por 12 pequenas e micro empresas da região. Com um crescimento de 7,84% na produção total de pares de sapatos em 2007 e um aumento de 13,50% nas vendas do mercado interno, as micro e pequenas empresas, responsáveis por 90% das indústrias de calçado de Franca, aguardam 2008 com muito otimismo.
Os empresários estão animados para expor o resultado das estratégias adotadas para enfrentar a crise da exportação. A melhoria da qualidade do produto e a diversificação dos negócios com a produção de calçados femininos e esportivos foi o caminho escolhido. “Desde 2005, o Sebrae-SP vem oferecendo cursos, oficinas e consultorias voltados para a capacitação do empreendedor, com foco na melhoria da qualidade do produto. Apresentamos novos processos de produção, gestão e design diferenciado para agregar valor ao produto. Desta forma, o pólo foi aperfeiçoando e driblando as dificuldades”, explica Iroa Nogueira Lima Carvalho, gerente do Sebrae-SP em Franca.
Diversificar a linha de atuação foi a saída que a Caravagio Calçados encontrou para superar a crise do setor. Desde 2005, a fabricante da marca Albarus, agregou a linha de calçados femininos à sua produção exclusivamente masculina. A estratégia refletiu diretamente nas vendas com um crescimento de 30% em 2006, mantendo o faturamento em 2007. “Sabemos que só com um sapato de maior valor agregado seria difícil nos mantermos neste mercado de muita concorrência e pouco volume de vendas, mas tivemos que enfrentar esta realidade. A ampliação da linha com os calçados femininos foi fundamental para alavancar a produção. Neste contexto, toda orientação ao pequeno empresário faz diferença na hora de mudar”, comenta Elder Luis de Carvalho, diretor comercial.
Serviço:
35ª feira Internacional de calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro
Data: 14 a 17 de janeiro de 2008
Local: Anhembi
Horário: Das 10h às 20h e no dia 17/01 das 10h às 17h
Promotora: Couromoda
Informações: www.couromoda.com.br
Estande Coletivo de Birigüi – Boulevard Sul, Avenida I
Estande Coletivo de Franca – Passarela norte, Avenidas I e J.