O Meu Nome é Jão Festival Cultural definiu nesta semana o seu calendário oficial de eventos. No período entre os dias 20 e 25 deste mês uma verdadeira maratona cultural tomará conta de Fernandópolis, com apresentações das mais diversas formas de arte em diversos pontos da cidade. Toda a programação do Festival é gratuita. Ao todo cerca de 250 artistas estarão envolvidos diretamente ao Festival.
O cronograma de eventos começa logo na segunda-feira, 20, às 10h na Praça da Aparecida, com a apresentação do espetáculo de dança “Aos que Aqui Estão”, da Rio Preto Cia de Dança. A mesma companhia realiza um worshop na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura às 14h e encerra o primeiro dia de atrações com o espetáculo “Alma Aprisionada”, que terá início às 20h no Teatro Municipal Merciol Viscardi. Uma hora antes a Cia Assim de Repente, de Fernandópolis, realiza a performance “Meu Corpo”, também no Teatro.
Na terça-feira o Teatro Municipal recebe às 10h e às 15h o espetáculo “O Lugar de Onde se Vê”, apresentado pela Cia Ouro Velho de São Paulo. Quarta-feira é a vez da Cia Cid Chagas de Pereira Barreto apresentar no Teatro Municipal, a partir das 20h, o espetáculo “Os Inventariantes”. Novamente às 19h a Cia Assim de Repente apresenta a performance “Gêneros”.
Os eventos de quinta-feira começam com o workshop apresentado pelo professor Tiago Nascimento, de Araçatuba, às 15h30. A programação continua com a performance “Jantar em Família”, apresentada pela Cia Assim de Repente às 19h, e encerra-se às 20h com o espetáculo “Metamorfose Ambulante”, do Senac de Araçatuba. Todos os eventos estão marcados para o Teatro Municipal.
A sexta-feira será marcada pela primeira noite de shows. O palco principal do Festival será montado na parte de trás do Shopping Center Fernandópolis e contará na primeira noite com sete atrações musicais. O primeiro show está marcado para as 19h. Ao longo das quase cinco horas de músicas os mais variados estilos, do pop ao blues, poderão ser apreciados pela plateia.
No sábado, a partir das 10h, a Mirabolante Cia leva para a Praça da Matriz todo o encanto do mundo circense com diversas apresentações. Às 14h mais um workshop será ministrado na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura pelo rio-pretense Thiago Negraxa. A parte musical do Festival vem em dose dupla no sábado, com a Praça de Alimentação do Shopping Center recebendo várias atrações no estilo acústico, a partir das 12h. No palco principal o som começa a partir das 18h, com a apresentações de nove grupos musicais de Fernandópolis e região.
Durante toda a semana o Shopping Center receberá as exposições fotográficas, de artesanatos e de artistas plásticos, além do Sebo Literário, iniciativa que visa a troca de livros por caixas de leite que serão destinadas a instituições de Fernandópolis.
O Meu Nome é Jão Festival Cultural tem o apoio da Prefeitura Municipal de Fernandópolis, através da sua Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, Shopping Center Fernandópolis, Escola Musical Santa Cecília, Gráfica Líder, André Baldan, Lajes Central, Cantóia Figueiredo, Engcon, Kza e Cia, Senac, Projeto Ademar Guerra e Governo do Estado de São Paulo.