domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Metade das vagas para exames de mamografia não foram preenchidas

O Departamento de Saúde de Valentim Gentil está efetuando inscrições para exames de mamografia. Os agendamentos podem ser feitos no período noturno e até mesmo aos sábados. São 1000 vagas…

O Departamento de Saúde de Valentim Gentil está efetuando inscrições para exames de mamografia. Os agendamentos podem ser feitos no período noturno e até mesmo aos sábados. São 1000 vagas para mulheres de 40 a 69 anos do município. Mesmo assim, apenas 500 delas foram preenchidas. Gratuito, o atendimento será realizado na unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos, que estará na cidade entre os dias 11 e 19 de novembro.

As interessadas em agendar o procedimento devem procurar o Centro de Saúde do município até as 14 horas de sábado (7). Hoje, o atendimento é das 8 às 20 horas. É obrigatória a apresentação de xérox do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O Departamento de Saúde informa que não serão abertas exceções para mulheres fora da faixa etária mencionada.

Segundo a enfermeira Tatiane de Moraes e Yunis Roberto do Carmo, o público tem deixado para procurar o Centro de Saúde muito perto do último dia de cadastramento. “Isso atrapalha, porque a permanência da carreta do Hospital do Câncer na cidade vai depender do número de exames a serem feitos”, explica a enfermeira. Ela acredita que várias pessoas podem deixar de ser atendidas por conta da demora na procura.

Tatiane comenta também que existe a possibilidade de serem realizados exames papanicolau, atualização das carteiras de vacinação e testes de diabetes para as mulheres da referida faixa etária. “Mas só podemos fazer essa programação quando tivermos um número exato de pessoas inscritas no mutirão de mamografia”, lamenta.

De acordo com o Hospital do Câncer, a entrega dos resultados das mamografias acontecerá num prazo de 50 dias. Os pacientes que apresentarem alteração serão encaminhados para novos exames e, se necessário, para o tratamento oncológico.

“É importante lembrar que quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, ressalta a enfermeira do HC, Tânia Silveira Lourenço.

Notícias relacionadas