O craque argentino Lionel Messi e o Barcelona foram multados conjuntamente em 780 euros após o jogador receber um cartão amarelo por tirar a camisa do clube para homenagear Diego Maradona após marcar um gol na vitória de 4 a 0 sobre o Osasuna no último domingo (29).
Messi, que foi multado em 600 euros, homenageou o compatriota tirando a camisa do Barça e mostrando uma camisa do Newells Old Boys que fora usada por Maradona (em um gesto que foi elogiado em todo o mundo).
Mas o comitê de competições da Federação Espanhola de Futebol mostrou pouca simpatia ao impor as regras, rejeitando os protestos do Barça contra a punição e sua insinuação de que esta deveria ser descartada porque o gesto foi uma homenagem a Maradona.
Em um comunicado, o comitê disse que, embora reconheça a homenagem, o artigo 93 do código disciplinar afirma que qualquer jogador deve ser punido por retirar a camisa ao comemorar, independentemente do motivo.
O comunicado acrescentou que a sanção a Messi só poderia ser revogada se ele tivesse sido punido por equívoco.
Messi é torcedor do Newells Old Boys e jogou nas divisões de base do time antes de migrar para o Barcelona aos 13 anos de idade.
Ele também homenageou Maradona, que jogou no time de Rosário em 1993, quando o campeão mundial morreu na quarta-feira passada (25).
“Ele nos deixou, mas não está indo embora, porque Diego é eterno”, escreveu Messi, na ocasião, em seu perfil no Instagram.