A Prefeitura Municipal de Meridiano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o setor de Controle de Vetores e Estratégia de Saúde da Família, finalizou no último dia 30 as ações da Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti.
Durante a campanha, foram desempenhadas ações de buscas em imóveis e também atividades informativas para o combate ao mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika vírus e Febre chikungunya.
“Além dos serviços de rotina, que são realizados todos os dias, durante a campanha foi intensificado atividades com a intenção de informar sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti”.
Preocupados com as atividades de busca ao mosquito, a Enfermeira da ESF e Profissional de I.E.C solicitaram o apoio dos lideres religiosos do município enviando um comunicado sobre a situação epidemiológica do município referente às doenças causadas pelo Aedes aegypti bem como as ações para o combate do mesmo.
“A campanha chegou ao fim, mas a luta nunca acaba. A população também pode ajudar no combate realizando pequenas ações como tirar a água que fica acumulada em recipientes, jogar cloro nos ralos das casas, evitando assim o desenvolvimento das larvas do mosquito, entre outras ações”.
As Equipes de saúde lembra que a prevenção depende muito da população e ressalta que a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixar a água acumular em outros recipientes, com vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água.
Para finalizar, lembramos ainda que o ovo do mosquito Aedes aegypti leva cerca de 7 a 10 dias para se desenvolver e se tornar um mosquito adulto, por isso a população deve realizar vistorias semanais.
“A limpeza dos terrenos baldios, sem construção, é de responsabilidade de seus proprietários”. Até tampinhas de garrafas servem para a larva do mosquito se desenvolver, já que a água acumulada atrai as fêmeas dos mosquitos, que colocam seus ovos nas paredes dos recipientes. Por isso, recomenda-se que uma vez por semana, cada cidadão deve vistoriar o imóvel onde vive ou trabalha e tomar as providencia para eliminar os recipientes com água e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.