Caminhar por ruas repletas de enfeites artesanais e milhares de luzes, degustar iguarias locais e bebidas quentes, voltar com as sacolas cheias de presentes – é o que prometem os mercados de Natal, uma das atrações mais procuradas por turistas nesta época do ano na Europa.
Com a sua origem perdida no século 16, os mercados voltaram às ruas há anos para dar vida à tradição que existia noutros tempos. Agora, qualquer um pode viajar para aquele destino de Natal que tanto o cativa, aquele de que sempre ouviu falar. A seguir, alguns dos mais populares mercados de Natal da Europa:
Em Berlim , Natal com um mergulho na história.
Os mercados de Natal também fazem parte das tradições alemãs. Existem literalmente dezenas deles espalhados por cidades da Alemanha durante a época do advento, o que significa que escolher é realmente a única parte difícil.
Em Berlim, o que está instalado em frente ao palácio barroco de Charlottenburg, com o castelo ao fundo, é um dos mais bonitos que você encontrará na cidade. Outra boa escolha, geralmente fora do comum para a maioria dos visitantes, é o mercado Kulturbrauerei, dedicado principalmente à cultura escandinava e que oferece algumas opções bastante interessantes para os gourmets.
Visitar Amsterdã no Natal é experimentar um verdadeiro conto de fadas.
Amsterdã revela-se em um cenário mágico de Natal quando há uma mistura deluzes deslumbrantes e árvores magníficas, adornadas com lanternas e enfeites de cores vivas. A época também é comemorada com uma deliciosa comida quente, um pouco de vinho e diversão em família enquanto se ouve algumas das melhores canções natalinas.
Mas a maneira de aproveitar ao máximo a temporada de festas na capital holandesa é ir a um mercado de Natal em Amsterdã. Eles estão por toda parte da cidade e também em áreas próximas, como Haia, Velsen-Zuid e Haarlem. Estes lugares apresentam alguns dos maiores mercados de Natal do país, proporcionando uma oportunidade encantadora para fazer compras e experimentar como os holandeses aproveitam a temporada das festas de fim de ano.
Dublin oferece muitos mercados de Natal em dezembro.
Para quem procura um pouco de alegria festiva no Natal, há muitos mercados que podem ser visitados na Irlanda. Dublin,Galway,Cork e outras cidades têm vários mercados de Natal, alguns dentro de castelos fantásticos, ocorrendo em novembro, dezembro e até janeiro.
O Christmas Market Dublin Castle, mercado de Natal que acontece dentro do Castelo de Dublin, um dos cartões postais da cidade, é visita obrigatória no período das festas. A área externa do castelo reúne várias barracas com peças únicas para presentes, comidas e bebidas típicas, apresentações musicais e atividades natalinas . Um fabuloso carrossel completa a magia dessa época do ano.
Em Bruxelas, um festival no centro da cidade marca a chegada da época natalina.
Situado bem no coração de Bruxelas, com epicentro na popular Grand-Place – uma das praças mais bonitas do mundo – o Winter Wonders Festival é o mercado de Natal oficial da cidade. Com mais de 250 barracas espalhadas por uma extensa área, este evento anual é famoso por seus shows de luzes temáticos que enchem todo o centro de Bruxelas, bem como os bairros comerciais mais importantes da região.
Quanto aos doces típicos que podem ser degustados no Winter Wonders, este pode ser o local perfeito para testar o famoso chocolate belga. Seja em um tablete, em uma bebida quente ou em um waffle assado na hora, não há como resistir a essa tentação.
Em Budapeste, o principal mercado de Natal da cidade está na praça Vörösmarty.
O mercado de Natal de Budapeste está na praça Vörösmarty, centro da capital da Hungria. Há dezenas de barracas de presentes, comidas e bebidas, com especialidades locais que são simplesmente perfeitas para aquecer e nutrir os visitantes dispostos a desafiar o rigoroso inverno húngaro.
Quando se trata de comida, obviamente não pode faltar o goulash, o saboroso caldo de carne que é o prato principal do país. Quanto às bebidas, recomenda-se não sair sem experimentar o ponche local chamado krampampuli. Por fim, encerre sua refeição com alguns deliciosos pães de mel assados em moldes especiais para criar figuras com temasnatalinos.