quarta, 30 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Menor que dirigia carro em trágico acidente ostenta em fotos nas redes

A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) já instaurou inquérito para apurar as circunstâncias de uma tragédia que matou duas adolescentes na noite do último sábado, (08/07/2023),…

A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) já instaurou inquérito para apurar as circunstâncias de uma tragédia que matou duas adolescentes na noite do último sábado, (08/07/2023), no bairro São Deocleciano, em São José do Rio Preto (SP). O adolescente, de 17 anos, que dirigia o veículo no momento do acidente, exibe fotos em uma de suas redes sociais, dirigindo veículos, e, também com armas.

Segundo o delegado que cuida do caso, Marcelo Ferrari, estão sendo investigados os crimes de ato infracional de homicídio culposo e também lesão corporal culposa na direção de veículo, além da responsabilização do pai do menor, pela eventual permissão ou entrega de veículo à pessoa não habilitada.

“Determinamos ao setor de investigação da unidade, que diligencie até o condomínio no sentido de apurar se o adolescente infrator assumia, com frequência, a direção do veículo automotor. Enviamos também as requisições de exames periciais aos Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal, solicitando laudos periciais do local e necroscópicos das vítimas. Além disso, determinados a inquirição imediata dos pais e ou responsáveis de todos os adolescentes envolvidos no acidente”, disse.

Os policiais já solicitaram possíveis imagens de câmeras de monitoramento de empresas e condomínios próximos, que registrassem a saída e também a passagem do veículo em que os menores estavam.

O acidente matou as adolescentes Anna Luiza Oliveira Fernandes, de 16 anos, e Giovana Souza de Oliveira, de 17 anos. O adolescente que estava dirigindo e outros dois menores foram socorridos com ferimentos graves.

Imagens de câmeras de monitoramento próximas ao local do acidente divulgadas pela Gazeta do Interior mostram que o veículo sobe a avenida em alta velocidade. Em um cruzamento antes, o condutor passa por uma valeta e em seguida acaba atingindo a parede da loja de tintas. O impacto foi tão forte que o automóvel bate no teto da marquise do comércio com, aproximadamente, quatro metros de altura.

Nas redes sociais, o adolescente, que dirigia o carro, ostenta várias fotos dirigindo veículos. Ele também possui imagens postadas, empunhando armas de fogo ou com elas na cintura.

Segundo o tenente coronel do 17º Batalhão da Polícia Militar, Marcelo Lessa, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, prevê pena de detenção, de seis meses a um ano, ou multa. Dirigir veículo automotor em via pública sem CNH é infração gravíssima e prevê multa de R$ 880,00.

“Se a pessoa não habilitada for flagrada dirigindo, em uma fiscalização, ela é multada. Agora se ela coloca a vida de outra pessoa em risco, provocando um acidente, além da multa, ela também responde pelo crime de trânsito, no caso homicídio culposo ou lesão corporal”, explica.

O coronel afirma ainda que ações de fiscalização são realizadas com frequência na cidade. “Nós realizamos uma média de três operações por mês, de conscientização e orientação. Entretanto, mais que isso, pedimos aos pais para que olhem seus filhos e que jamais permitam que conduzam um veículo sem habilitação”, fala.

Em entrevista à Gazeta, um irmão do adolescente que dirigia o carro, disse que ele não tinha autorização para pegar o veículo. “Estava tendo uma festa junina no condomínio e meus pais já estavam dormindo. Ele nunca dirigiu nossos carros e não tinha autorização para dirigir”, explica.

Questionado sobre as fotos postadas em suas redes sociais dirigindo, ele afirma que o perfil dele é bloqueado e que seus pais não tinham acesso às imagens. “Esses carros que ele aparece não são os nossos, podem ser de amigos. Meus pais nunca permitiram ele dirigir”, afirma.

Os três adolescentes, um de 15 e os outros dois de 17 anos seguem internados, entubados e sedados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base de Rio Preto. O estado de saúde deles é grave, porém, estável.

“Ontem fui visitar ele e felizmente já está se alimentando por sonda. Esperamos que ele se recupere logo”, disse o irmão.

Notícias relacionadas