sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Meninos Ecológicos” produz 25 mil mudas em um ano

Para comemorar o aniversário, projeto ganhará viveiros automatizados e sementeiras para aumentar a produção. O Projeto “Meninos Ecológicos”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços da Prefeitura…

Para comemorar o aniversário, projeto ganhará viveiros automatizados e sementeiras para aumentar a produção.

O Projeto “Meninos Ecológicos”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços da Prefeitura de Votuporanga em parceria com a Elektro no Horto Florestal, completa um ano de atividades no município no próximo dia 6. Neste período, já foram produzidas 25 mil mudas de 20 espécies nativas e de arborização urbana.

De acordo com a coordenadora do projeto, Esther Morado, as mudas cultivadas são destinadas para reflorestamento e arborização do município e ainda são comercializadas para a população. O dinheiro obtido com a venda é revertido para o próprio projeto, custeando insumos, ferramentas, materiais didáticos e outras melhorias para os “Meninos Ecológicos”.

Para comemorar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços anunciou a instalação de novos equipamentos que permitirão o aumento na produção. A equipe da Prefeitura está finalizando o projeto para instalação de cinco viveiros totalmente automatizados e cinco sementeiros no Horto Florestal.

Com os novos viveiros e sementeiros, a expectativa é que a produção de mudas nativas e de arborização urbana chegue a 100 mil por ano, que serão destinadas para os mesmos fins. “Teremos uma produção ainda maior para atender as nossas necessidades e comercializar mudas de qualidade para a população”, afirma Esther.

Social
Além da produção de mudas, o projeto funciona como uma complementação da educação regular das escolas. No total, 15 alunos da rede pública de ensino desenvolvem as atividades educacionais na área ambiental por meio do projeto, produzindo as mudas e ainda ganhando um acompanhamento social todo mês.

Os jovens têm entre 14 e 18 anos incompletos e são de famílias carentes da cidade. Para participarem do projeto, recebem mensalmente uma bolsa-salário de ½ salário mínimo, assistência odontológica da Secretaria Municipal da Saúde e cursos profissionalizantes, dependendo do interesse do aluno.

Esther explica que para se manterem no projeto os estudantes devem ter um bom desempenho na escola e um comportamento adequado no projeto. O acompanhamento é feito por professores e coordenadores.

Notícias relacionadas

©Copyright 2024. Todos direitos reservados.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com