Daniel Mascarenhas da Silva, um menino de 2 anos de Feira de Santana, na Bahia, já lê e escreve em português e reconhece cores, letras e números em inglês, russo e coreano. “Desde novinho, ele tinha interesse em explorar. Sempre foi uma criança muito ativa, mas, a partir de 1 ano e 5 meses, a gente começou a perceber que ele tinha interesse por letras e números, já identificando o alfabeto”, disse Gabriela Mota ao G1.
Gabriela lembra que Daniel pediu giz de cera e lápis para “brincar de escrever” e que um dia, ao arrumá-lo para a escola, ele leu o enunciado de uma reportagem na TV. “A gente sabia que ele estava lendo umas palavrinhas, algumas sílabas, mas, a partir daí, a gente foi identificando que não era só leitura. Ele também estava escrevendo”. A mãe atribui parte desse aprendizado aos vídeos educativos que ele assiste na internet.
Daniel tem preferência por conteúdos educativos e sua mãe acredita que ele aprendeu a ler e escrever assistindo a vídeos online. “Acho que não tem outra explicação. A gente não deixa ele ficar horas a fio, mas quando estou em casa, eu coloco [telas]. E se você colocar um desenho animado, um Bob Esponja, ele não quer, só quer desenho de letra, educativo”.
A família busca uma bolsa de estudos para Daniel em uma escola que valorize suas aptidões. O talento do menino está sendo compartilhado na internet, com os pais mostrando seu progresso em leituras, escrita e jogos que estimulam o aprendizado de línguas.