Um menino de 12 anos perdeu um dedo da mão direita e teve ferimentos graves depois de estourar um rojão, dentro de casa, na região do Itapoã, no Distrito Federal. No último domingo (9), o irmão de Vinícius dos Santos encontrou o artefato em uma lata de lixo.
Sem que a mãe percebesse, Vinícius acendeu o rojão no quarto do irmão. Michele Ferreira dos Santos conta que ouviu os gritos dos filhos e, assustada, correu para ver o que estava acontecendo. Mas a explosão ocorreu antes que ela pudesse tirar o menino do quarto.
“O meu pensamento é que ele tinha morrido. Eu não tive coragem nem de pegar nele. Foi uma situação desesperadora”, diz a mãe.
Vinícius está internado no Hospital da Região Leste e não tem previsão de alta.
“Ele perdeu um dedo, e perdeu uns pedaços de outros. Do dedão, do indicador, e o dedo do meio ele perdeu”, conta Michele.
Menino que perdeu dedo pede a outras crianças que não façam o que ele fez
Segundo Michele, a família ainda não sabe como será a recuperação dos movimentos da mão de Vinícius. “Agora é esperar, pra saber como que vai fazer, se vai precisar de reabilitação, porque foi a mão direita. Tudo vai ser um processo agora, pra mão que ele escreve, que ele faz tudo”, explica.
O próprio Vinícius gravou um vídeo onde pede que outras pessoas não se exponham ao perigo que ele correu, ao acender um rojão.
“Eu queria falar que é para elas não fazer isso que eu fiz. Foi incorreto. Eu tô sofrendo agora, e eu não quero que eles passem por isso que estou passando”, diz o menino.