O ex-prefeito de Urupês e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), José Roberto Perosa Ravagnani, o Zé Ito, 47 anos, morreu às 8 horas de ontem, no Hospital Beneficência Portuguesa, em Rio Preto, vítima de meningite pneumocócica. Ele é a 11ª vítima da doença na região de Rio Preto neste ano. Zé Ito estava internado desde às 13h de segunda-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele deu entrada no hospital com quadro bastante grave. Apresentava febre, dor de cabeça e vômito.
O laboratório do hospital fez coleta de líquor e confirmou que ele tinha meningite bacteriana. Com o passar das horas, apresentou uma leve melhora, embora tivesse um problema no fígado, que baixava a resistência do corpo. Segundo o neurocirurgião Sidney Zampieri, na manhã de ontem o ex-prefeito sofreu uma súbita parada cardiorrespiratória.
Segundo o secretário de Saúde de Urupês, Antônio de Pádua Paschoal, essa é a primeira notificação de meningite meningocócica na cidade. Na região, a Secretaria Estadual da Saúde, já registrou 263 casos, desse total 104 só em Rio Preto. Mesmo assim, Serra descartou a hipótese de surto ou epidemia da doença em Rio Preto, que já matou seis pessoas. O neurocirurgião Sidney Zampieri, um dos médicos responsáveis pelo atendimento à Zé Ito, afirma que o político chegou ao hospital com um quadro bastante grave. O primeiro atendimento ao ex-prefeito foi prestado no Hospital São Lourenço, em Urupês. Como seu estado piorou, ele foi transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa. Assim que deu entrada no hospital foi submetido a uma ressonância magnética, pois havia suspeita de que ele sofrera um derrame. Após o exame, a hipótese foi descartada.
O enterro de Zé Ito está programado para hoje às 14 h, no cemitério de Urupês.