Uma nova forma de meningite está se espalhando pelo Brasil. A doença é transmitida por caramujos e já foi diagnosticada em estados do Nordeste, do Sudeste e do Sul.
Ela é chamada meningite eosinofílica, ou angiostrongilíase cerebral.
Pessoas que trabalham em hortas e jardins são consideradas do grupo de risco para a doença e a principal medida para acabar com o problema é eliminando os caramujos. Eles, no entanto, não devem ser pegos com as mãos sem luvas.
Especialistas também desaconselham o consumo de verduras, legumes e frutas crus, sem a devida higienização, já que esses caramujos liberam uma espécie de muco sobre os alimentos.
Quando as larvas contaminadas entram no organismo humano, elas migram para o sistema nervoso central e se alojam nas meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, causando assim a meningite.
Na maioria dos casos, os parasitas não conseguem se reproduzir no ser humano e morrem naturalmente. Mas alguns pacientes desenvolvem formas graves da doença, que podem levar à morte.
Por isso, é importante procurar um médico sempre que houver febre alta repentina, fortes dores de cabeça, pescoço rígido, vômitos e sonolência.