domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Menina de um ano é intubada após ser picada por escorpião

Uma menina de um ano e um mês foi picada por um escorpião, no bairro Santa Ifigênia, em Olímpia, no interior de São Paulo. Segundo informações da Prefeitura, o caso…

Uma menina de um ano e um mês foi picada por um escorpião, no bairro Santa Ifigênia, em Olímpia, no interior de São Paulo. Segundo informações da Prefeitura, o caso aconteceu na última segunda-feira (6). A vítima estava na casa da avó quando o acidente ocorreu.

Ela foi socorrida e encaminhada para uma UPA, onde tomou o soro antiescorpiônico, mas teve piora no quadro médico e precisou ser transferida para a Santa Casa de Barretos, na região.

A vítima continua internada e está intubada.

Acidentes com escorpião

Segundo um levantamento divulgado pelo Governo de SP, os casos de acidentes com escorpião aumentaram 22% em 2022 em comparação com o ano anterior.

Em 2021 foram foram 34,5 mil casos registrados. Em 2022, o número passou para 41,1 mil. Comparado a 2020, o aumento foi menor, de 10%, com 38,1 mil casos.

Orientações

Em caso de acidente por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível. Caso não seja a unidade referenciada, o hospital encaminhará o paciente, com maior possibilidade de agilidade, ao local apropriado.

Escorpiões são aracnídeos que se proliferam em locais quentes e úmidos, além disso, entulhos, lixos e desorganização podem favorecer o aparecimento destes artrópodes. Para a prevenção, é aconselhável manter maior organização e limpeza nos ambientes das residências, além disso, a SES elencou algumas recomendações para precaução:

-Manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;

-Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas;

-Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;

-Não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;

-Usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades em que seja preciso colocar a mão e pisar em buracos, entulhos e pedras;

-Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;

-Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar telas nas janelas;

-Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.

Notícias relacionadas