Membros do grupo mobilizador da Rede Social Fernandópolis participaram no dia 27 de fevereiro, da 7ª Jornada de Capacitação do Projeto Envolver da Rede Social São Paulo. O evento escolheu representantes que farão parte do Comitê Regional da Rede Social. A Rede Social surgiu para enfrentar a desigualdade social no Estado, tendo como prioridade inicial a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O encontro que aconteceu em Araçatuba, pólo regional a que Fernandópolis pertence, reuniu 95 pessoas de diversos setores ligados a assistência social. A capacitação foi realizada para orientar os grupos quanto a organização de novas ações que incentivem a mobilização das pessoas em torno de questões sociais que afetam o dia-a-dia da população. Foram escolhidas para representar Fernandópolis no Comitê Regional, Sandra Cristina Jodas Badaró, da Diretoria Municipal de Educação e Fernanda Paula Toscano Ruiz, do Programa Sentinela.
A Rede se configura como um amplo movimento suprapartidário que aprimora e fortalece sistemas e redes sociais, contribuindo para a garantia dos direitos humanos no Estado de São Paulo. Durante o mês de fevereiro, a Rede Social São Paulo e o CONDECA consolidaram o Projeto Envolver. Nesta fase, foram formados os comitês locais e regionais que darão continuidade ao Programa de Aprimoramento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
O desafio eleito pela Rede Social São Paulo é a defesa os direitos da infância e juventude, que possui reflexos diretos na estrutura familiar e em áreas fundamentais como segurança pública, saúde e educação. Para enfrentar este desafio, a Rede Social desenvolveu o Projeto Envolver, que estimula a criação, estrutura e fortalece redes locais. A Rede Social São Paulo é uma aliança formada por mais de 100 organizações representativas da sociedade civil, setor empresarial e governo.