domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Melhor Idade” passa por exames médicos em Valentim Gentil

Dezenas de integrantes do programa Melhor Idade de Valentim Gentil, com idade acima de 65 anos, passaram por exames médicos no último dia 24 de setembro, no Centro de Saúde…

Dezenas de integrantes do programa Melhor Idade de Valentim Gentil, com idade acima de 65 anos, passaram por exames médicos no último dia 24 de setembro, no Centro de Saúde do município. O objetivo foi fazer uma avaliação clínica dos idosos visando à prática de atividades físicas, que serão inseridas nos encontros do grupo, com apoio profissional. “O tipo de exercício a ser realizado vai depender do organismo de cada um” conta a coordenadora do programa, Lindonice Rosa de Oliveira.

Os encontros da Melhor Idade acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no Centro de Convivência de Uso Múltiplo, parque da cidade. Cada reunião dura cerca de duas horas, que são preenchidas com a realização de danças, jogos e o tradicional lanche da tarde. A iniciativa de praticar atividades físicas partiu dos próprios integrantes do grupo com o consentimento imediato da coordenação, que agendou o acompanhamento médico junto ao Departamento de Saúde do município.

O programa Melhor Idade é mantido pelo Departamento de Assistência Social de Valentim Gentil, através do Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Qualidade de vida do idoso

A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. “A prática de exercícios pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como hipertensão, diabetes, artrite e problemas com colesterol alto, por exemplo, além de diminuir o uso de remédios”, ressalta a assessora municipal de Saúde, Neusa Vicente.

Segundo o assessor de Esportes e Lazer, Dim Néris, o ideal é fazer atividades físicas duas vezes por semana, pelo menos, por uma hora, mas não existe receita. “O idoso pode se dedicar apenas uma vez por semana e isso será melhor do que levar uma vida sedentária”, enfatiza o assessor, que conclui: “nunca é tarde para começar”.

Notícias relacionadas