sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Meio Ambiente continua plantio de árvores no Horto

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços de Votuporanga, em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura, está dando continuidade à reconstituição da flora nativa e criação…

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços de Votuporanga, em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura, está dando continuidade à reconstituição da flora nativa e criação de novas áreas verdes no Horto Florestal. O objetivo é aproveitar a época chuvosa para o plantio de árvores.

De acordo com a agente ambiente, Esther Morado, o trabalho conta com alunos dos Projetos Meninos Ecológicos e Maritaca de Educação Ambiental, além de voluntários e equipe da Prefeitura.

Nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/2), a partir das 8 horas, mais uma fase de plantio será realizada no Horto Florestal pelos alunos dos CEMs (Centros de Educação Municipal) “Prof. Geyner Rodrigues” e “Prof. Neide Tonanni Marão”, que integram o Projeto Maritaca.

Após o carnaval, novas áreas serão preparadas para plantio que também será feito pelos alunos da rede municipal. No total, já foram plantadas cerca de 2,5 mil novas mudas no Horto. A meta é atingir 4,2 mil mudas até o final de março.

Jardim Marin
Outro plantio já agendado é no Jardim Marin, entre as ruas Manaus e Roraima — onde foi concluída a canalização do córrego do Marinheiro. As atividades serão desenvolvidas nos dias 5 e 6 de março, também pela manhã.

Esther destaca que para este plantio estão convidados os moradores do bairro, sendo que alguns já manifestaram interesse em colaborar com a iniciativa. Também participarão alunos do Projeto Maritaca que estudam nos CEMs “Prof. Irma Pansani” e “Prof, Anita Lievana de Camargo”.

No local serão plantadas 498 mudas nativas para a formação de um bosque. Os coordenadores planejaram a disposição das mudas deixando o lugar para futuro calçamento. Simultaneamente o plantio continuará no Horto, praças e na área de preservação que alimenta a represa de captação de água, na região da avenida Paschoalino Pedrazoli.

Readequação do Horto
Além de estar recebendo as centenas de mudas para reflorestamento, o Horto está passando por um amplo trabalho de remodelação que pode ser comprometido se ficar aberto para visitantes. Por isso, o local permanecerá fechado para que as mudas tenham tempo de crescer e não sofrer atos de vandalismo. A intenção da Prefeitura é transformar o local em um Parque Ecológico núcleo de educação ambiental. Não há estimativa para que o local volte a ser aberto.

Notícias relacionadas