segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Medir força do punho é mais eficaz que medir pressão sanguínea

Pela palma da mão é possível saber se a pessoa corre o risco de sofrer um ataque cardíaco. É o que constatou uma pesquisa realizada com mais de 140 mil…

Pela palma da mão é possível saber se a pessoa corre o risco de sofrer um ataque cardíaco. É o que constatou uma pesquisa realizada com mais de 140 mil pessoas de 14 países, publicada em uma revista científica.

O estudo afirma que a força do punho é mais eficaz do que medir a pressão sanguínea para prever o risco de infarto e AVC.

Os especialistas explicam que a força de se pressionar algo com a mão, vai diminuindo com os anos, isso é natural. Mas pessoas que apresentam uma queda rápida da força têm um risco maior de sofrer problemas de saúde.

Mulheres na faixa dos 20 anos, por exemplo, conseguem exercer uma força do punho equivalente a 34 quilos. Com setenta anos, essa força cai em dez quilos. Para o homem, com vinte e poucos anos, a capacidade é de 54 quilos e de 38 com setenta anos de idade.

De acordo com a pesquisa, a cada 5 quilos de força reduzido no punho existe um aumento de 17% nas chances de ter problemas de coração e 9% no caso de derrame.

Notícias relacionadas