Nova droga contra o câncer está em fase final de criação no Instituto Butantan, em São Paulo. O medicamento foi desenvolvido a partir da saliva do carrapato-estrela.
Testes em camundongos e coelhos mostraram que a droga ataca, com eficiência, células cancerígenas e não oferece nenhum risco às células saudáveis.
Ana Marisa Tavassi, coordenadora do estudo, diz que o principal objetivo da equipe envolvida no desenvolvimento do novo medicamento é criar uma droga inovadora e que cause menos efeitos colaterais aos pacientes.
Como os primeiros testes obtiveram resultados positivos, os pesquisadores agora aguardam a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, pra começar a realizar restes clínicos em humanos.
O Instituto Butantan é um órgão vinculado à Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo.
O desenvolvimento do novo medicamento conta, ainda, com financiamento do BNDES, que destinou recursos para a construção do laboratório de bioquímica e biofísica, onde todo o processo está sendo executado.