sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Medalhista paralímpico participa de palestra hoje na Escola Saturnino

Nesta quarta-feira às 15h, o paratleta de judô Antônio Tenório estará em Fernandópolis, na Escola Saturnino Leon Arroyo, para ministrar uma palestra sobre a importância do esporte na reabilitação de…

Nesta quarta-feira às 15h, o paratleta de judô Antônio Tenório estará em Fernandópolis, na Escola Saturnino Leon Arroyo, para ministrar uma palestra sobre a importância do esporte na reabilitação de pessoas com deficiências.

A iniciativa pretende levar Antonio Tenório e muitos outros paratletas em praticamente todo o interior do Estado.
Tenório, que já esteve no dia 19 no Centro Universitário Votuporanga e no dia 20, na Câmara Municipal de José Bonifácio no Sesc de Ribeirão Preto, agora visita o público fernandopolense num evento aberto, onde fãs do esporte e pessoas ligadas à entidades que atuam na área poderão ouvir o judoca tetracampeão.

O objetivo da iniciativa é despertar a consciência sobre o papel do esporte na vida das pessoas com deficiência. Na ocasião, participarão professoras e alunos das diretorias de ensino da região. Em cada encontro, um atleta do Time São Paulo Paralímpico estará presente.

Em todo o Estado

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Estado da Educação. Até dezembro, serão ministradas em todo o estado palestras com atletas paralímpicos para cerca de 2.000 alunos e professores de escolas estaduais.

Serão 91 eventos, chamados de Ativações que acontecem em todas as diretorias regionais do Estado, como escolas, sedes de diretorias de ensino ou centros de eventos.

Lição de vida

O judoca Antônio Tenório perdeu a visão do olho direito aos 13 anos, após seis anos uma infecção causou a perda do olho direito do atleta. Aos 41 anos, Tenório é tetracampeão paralímpico e compete na classe B1 – até 100 kg.

Nas Paralimpíadas de Londres conquistou uma medalha de bronze, além de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Atlanta (1996), Jogos Paralímpicos de Sidney (2000), Jogos Paralímpicos de Atenas (2004) e Jogos Paralímpicos de Pequim (2008).
O Time São Paulo Paralímpico é a seleção composta por 25 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, ciclismo, judô, natação, paracanoagem, remo e vela.

A equipe é constituída por meio de convênio assinado entre o Governo de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Notícias relacionadas