As notas individuais obtidas pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 já estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O MEC (Ministério da Educação) colocou o resultado no ar na noite desta terça-feira (13).
Para ver as notas, os candidatos precisam informar o número de inscrição no exame e a senha cadastrada. Caso tenha perdido a senha, é possível recuperá-la no sistema.
Dá para conferir o desempenho nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza) e a nota de redação.
A nota do Enem é fundamental para quem pretende concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Financiamento Estudantil). Também é possível usar o resultado no processo seletivo de diversas instituições de ensino superior. O exame é utilizado, inclusive, no programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.
Além de ser indispensável para a participação nesses programas do governo federal, o Enem pode ser utilizado como comprovante de conclusão do ensino médio. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação para usar o exame com esse fim.
Edição de 2014
A última prova do Enem foi aplicada nos dias 8 e 9 de novembro em 242 mil locais de exame localizadas em 1.700 mil cidades de todo o País. O número de inscritos em 2014 (8,7 milhões de candidatos) foi 21,7% maior que o registrado em 2013, quando 7,2 milhões de pessoas manifestaram interesse em fazer o exame.
As provas do último ano registram ausência de 28,6% dos candidatos, fato que custou mais de R$ 129 milhões aos cofres públicos, de acordo com informações divulgadas pelo MEC.
O balanço das provas do Enem divulgado hoje pelo MEC, revela um queda de quase 10% no desempenho dos alunos concluintes do ensino médio na redação. Na comparação com a média dos participantes de 2013, houve queda de 9,7% na nota média da redação em 2014. Dos 6,1 milhões de candidatos que fizeram o exame, 529.374 tiraram zero na redação.
O principal motivo para a não pontuação foi a fuga do tema — mais de 217 mil estudantes não atenderam às expectativas dos corretores quanto ao tema proposto para desenvolver o texto.
Além disso, 7.800 participantes foram desclassificados porque não escreveram o mínimo de linhas exigido e 955 estudantes tiraram zero porque feriram os direitos humanos na abordagem do tema.