O MEC (Ministério da Educação) descredenciou 39 cursos de pós-graduação, que receberam na avaliação trienal conceito um ou dois em uma escala de zero a sete. A nota deixou os programas como não-recomendados pelo Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
No total, foram avaliados pelo MEC 2.257 cursos de pós-graduação em todo país. O mestrado e o doutorado em cirurgia plástica da USP (Universidade de São Paulo) foram descredenciados. Na Unicamp (Universidade de Campinas), o curso de especialização em engenharia mecânica e do mestrado em odontologia legal e deontologia também tiveram os mesmos resultados.
Das universidades federais, foram 21 programas que obtiveram nota até dois. Segundo o MEC, todos esses cursos não podem mais receber matrículas. “Os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nesses programas terão seus diplomas validados, mas se a instituição admitir novos estudantes, eles não terão seus diplomas reconhecidos”, explicou o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine.
O número de cursos descredenciados aumentou em relação a último teste em 2004, apesar da proporção diminuir. Há três anos atrás, 36 programas foram reprovados no total de 1.819, um percentual de 2%. Neste ano, foi de 1,7%.
O MEC informou que a “avaliação é comparativa e leva em consideração quesitos como a publicação de artigos científicos escritos por alunos e professores, o requerimento de novas patentes e o impacto dos cursos sobre o setor produtivo”.
A avaliação foi feita por 45 comissões de área e pelo CTC (Conselho Técnico Científico). Cerca de 700 especialistas das 45 áreas de conhecimento participaram da análise.
Para verificar quais são os cursos que obtiveram nota um ou dois, entre no site do Capes.