O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje a lista de 16 cursos cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade ) 2007. A novidade deste ano são os dois cursos tecnológicos que pela primeira vez passarão a integrar a lista de carreiras avaliadas. Os demais integravam o primeiro ciclo de avaliações, realizado em 2004.
A prova será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ) no dia 11 de novembro. Serão avaliados alunos dos cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, biomedicina e os cursos tecnológicos de tecnologia de radiologia e tecnologia em agroindústria.
O Enade avalia os cursos de graduação em ciclos de três anos. O primeiro ciclo completo foi concluído em 2006. As provas foram aplicadas em novembro e os resultados ainda não foram divulgados pelo Inep.
Participam do Enade uma amostra de estudantes ingressantes e concluintes de todas as carreiras. Os dirigentes das instituições de educação superior (IES) são responsáveis pela inscrição, até 31 de agosto, de todos os estudantes habilitados ao Enade 2007. Os alunos que terão de fazer a prova serão selecionados pelo Inep. Os demais, ficam dispensados do exame, que é obrigatório para que o aluno possa colar grau e pegar o diploma.
Segundo o Inep, também serão dispensados do Enade 2007 os estudantes que colarem grau até o dia 18 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data da prova, em instituição conveniada com a de educação superior de origem.
Os estudantes que não foram selecionados na amostra e que queiram participar do exame, podem solicitar à coordenação de seus respectivos cursos que os inscrevam como voluntários, até o prazo final de 4 de outubro.