Com objetivo de promover conhecimento e qualificação sobre temas de mercado que afetam a competitividade dos pequenos produtores rurais o Sebrae em parceria com o Sindicato Rural de Fernandópolis e o sistema integrado FAESP/SENAR e CATI preveem a realização de reuniões técnicas com assuntos específicos de mercado e distribuição de cartilhas técnicas sobre temas como canais de distribuição, legalização, vendas conjuntas, certificação, agregação de valor aos produtos venda para o governo.
“Capacitações como essa são muito valiosas porque reúnem em um só lugar instituições que podem ajudar o produtor rural de várias maneiras. Para mais da metade do público que participou, o que foi dito era novidade”, cita o presidente do SIRF, Marcos Mazeti, que explica também:
“É uma oportunidade para os produtores rurais adquirirem novos conhecimentos, aumentar a eficiência e a lucratividade em suas propriedades, bem como superar os desafios no escoamento da produção. Isso tudo somado, significa geração de renda, uma das principais prerrogativas do SENAR, para que o homem do campo possa se adequar à nova realidade ambiental que vem por ai”.
Os encontros e fóruns estão programados para 2015 e as culturas escolhidas ordem técnica para atender às necessidades dos produtores rurais nas 10 cadeias produtivas: apicultura, artesanato rural, cafeicultura, cana de açúcar, fruticultura, heveicultura, olericultura, ovinocaprinocultura, pecuária de leite e turismo rural.
Para presidente do Sindicato Marcos Mazeti os preparativos começam já: “Temos preparado uma grande quantidade de materiais para auxiliar o homem do campo da nossa região e a iniciativa do Sebrae e da FAESP vem somar na quantidade de oportunidades que abrimos para escolha dos nossos associados“.Marcos Mazeti, presidente do SIRF