sábado, 14 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Idoso é detido após atear fogo em lixo em Rio Preto

A Polícia Militar deteve um idoso, de 76 anos, após atear fogo em lixo, em uma área de mata no Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto, na manhã…

A Polícia Militar deteve um idoso, de 76 anos, após atear fogo em lixo, em uma área de mata no Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto, na manhã deste sábado (24). Outro caso semelhante é investigado pela Polícia Civil.

O autor foi abordado pelos policiais após a denúncia de uma moradora, que conseguiu conter o fogo com o auxílio de um balde de água. Ela também relatou que recebeu xingamentos do autor.

Questionado, o idoso confessou que tem o costume de queimar o lixo no mesmo local. Ele foi levado ao plantão da Delegacia Seccional da cidade, onde foi ouvido e depois liberado.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu à unidade da Polícia Civil para tomar as medidas administrativas cabíveis. O caso foi registrado como injúria e crime ambiental.

Atuação no Estado

Ainda em São José do Rio Preto, um caso de incêndio criminoso é investigado pelo 1º Distrito Policial. A unidade teve acesso a imagens que mostram um motociclista ateando fogo em uma área de mata, na zona sul do município. Aos poucos, o fogo se alastra, tomando maiores proporções. Apesar do caso não ter sido registrado oficialmente, a Polícia Civil já realiza diligências visando identificar o autor.

O Corpo de Bombeiros mobilizou um efetivo de 402 homens e mulheres para combater focos de incêndio em vegetação no Estado, juntamente com equipes da PM Rodoviária, com cerca de 550 profissionais, e PM Ambiental, além de outros órgãos, como a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Ontem (23), os bombeiros realizaram 118 atendimentos a ocorrências dessa natureza, com apoio de 91 viaturas de água, utilizando um total de 520 mil litros de água.

Conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, atualmente, são 17 cidades que enfrentam focos ativos de incêndio. Ao todo, são 36 cidades que estão sendo monitoradas e estão em alerta máximo para queimadas. As localidades em questão sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco devido à onda de calor que afeta todo o estado.

Cabe destacar que os trabalhos realizados não visam apenas controlar e extinguir as chamas, mas atuar no trânsito e no bloqueio de rodovias, com apoio das concessionárias responsáveis, a fim de garantir a segurança da população.

As equipes também contam com o apoio do cidadão para informar novos focos de incêndio, por meio dos telefones 190 ou 199.

Notícias relacionadas