Criança fica ferida após ser atacada por rato enquanto dormiata tudo ok - 1046805 regiaonoroeste.com - Criança fica ferida após ser atacada por rato enquanto dormia
Quarta, 17 de Abril de 2024

Criança fica ferida após ser atacada por rato enquanto dormia

22/03/2022 as 14:43 | Brasil | G1
Uma criança de 3 anos foi atacada por um rato dentro da própria casa, enquanto dormia, na madrugada deste sábado (19), na quadra 308 de Santa Maria, no Distrito Federal. A menina foi mordida na região dos olhos e, segundo a família, teve febre por vários dias, mas passa bem.

A mãe da menina, a dona de casa Cíntia Darc Aquino Mota, afirma que ouviu os gritos da filha e correu para ver o que era. Quando chegou no quarto, se assustou com a quantidade de sangue e o rato. "Eu pensei que minha filha ia perder a visão. Mas Deus é fiel e ela não perdeu. Ela está fazendo um tratamento", afirma.

Cíntia diz que há acúmulo de lixo na rua onde mora e ela acredita que os resíduos têm contribuído para o surgimento de bichos como ratos, baratas e até escorpiões. A casa fica perto de uma escola que, segundo a mãe, sempre tem lixo reunido

"Uma ratazana atacou a minha filha por conta desse lixo. Na frente da escola e na frente da casa das pessoas. A gente tem que ter alguma providência sobre isso. Porque se aconteceu comigo, poderia acontecer com mais famílias", diz a dona de casa.

De acordo com o médico Lucas Albanaz, ratos são transmissores de muitas doenças, e é importante ter cuidado. "Podemos elencar pelo menos 35 doenças atribuídas ao rato. Não somente em ambiente urbano. Sendo as mais conhecidas a leptospirose, o tifo, salmonelose, hantavirose, febre da mordedura do rato, entre outras."

"E não só o contato direto com o rato, mas o contato com suas fezes, a urina ou com qualquer dejeto do rato, pode levar também ao desenvolvimentos de doenças", explica.

A Administração Regional de Santa Maria lamentou o ocorrido e informou que, nesses casos, o morador deve acionar a Vigilância Ambiental da região, por meio do telefone 3393-1599, e solicitar uma desratização. Veja íntegra da nota:

"A Administração Regional de Santa Maria lamenta o ocorrido e informa que a invasão de ratos relatado pela moradora da Quadra 308 deve ser combatida da seguinte forma:

A moradora deverá acionar a Vigilância Ambiental da cidade, que fica no salão comunitário da Quadra 100, por meio do telefone (3393-1599) e solicitar uma desratização. Diferentemente da dedetização, esse procedimento é feito na rede de esgoto próxima à casa da moradora. Uma equipe especializada da Vigilância usa uma isca na rede de esgoto para atrair as ratazanas, que são animais transmissores de leptospirose, e despistá-las da casa.
Com relação ao lixo, o SLU tem uma programação semanal de recolhimento de lixo na cidade. Nesses casos, a moradora pode entrar em contato na Ouvidoria no telefone 162 ou solicitar a ida de uma equipe de limpeza ao local em horário comercial, por meio do telefone: 9 9427-2540.
Já sobre a campanha de conscientização sobre a correta destinação de lixo, a Administração Regional de Santa Maria vai retomar esta semana o projeto “Cidade linda é cidade limpa”. A iniciativa é uma parceria da Administração, DF Legal, SLU, Vigilância Ambiental, Caesb, Novacap e moradores e consiste em realizar um mutirão de limpeza de lixo em diversos pontos da cidade, além de um trabalho de conscientização dos moradores para destinar os resíduos irregulares no local certo.
A Administração de Santa Maria também encaminhou ao SLU uma solicitação de instalação de um papa-lixo na Quadra 308. O papa-lixo é um contêiner semienterrado, com capacidade de até 5 m³, que possibilita o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, evitando, assim, o descarte irregular pela população e a proliferação de vetores. Deve ser utilizado para receber resíduos orgânicos e indiferenciados (coleta convencional)."
MAIS LIDAS
� vedada a transcri��o de qualquer material parcial ou integral sem autoriza��o pr�via da dire��o
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugest�o de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com