

A seleção de Marrocos escreveu mais um capítulo surpreendente em sua história no futebol mundial nesta terça-feira. Em um confronto eletrizante válido pela fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2026, a equipe africana buscou o empate nos acréscimos do segundo tempo e superou a Holanda na disputa por pênaltis para garantir sua vaga nas oitavas de final da competição. Com a classificação garantida, os chamados Leões de Atlas agora se preparam para enfrentar o Canadá no próximo sábado, dia 4 de julho, na cidade de Houston, mantendo vivo o sonho de repetir o excelente desempenho do último Mundial, quando alcançaram o melhor resultado do continente africano na história do torneio.

O jogo começou muito amarrado e equilibrado na cidade de Monterrey, com as duas defesas bem postadas e cedendo pouquíssimos espaços. Marrocos foi quem assustou primeiro com uma forte cabeçada à queima-roupa de Neil El Aynaoui, defendida de forma brilhante pelo goleiro holandês Bart Verbruggen, e depois com um chute perigoso do lateral Achraf Hakimi, que completou seu centésimo jogo pela seleção nacional. Do outro lado, a Holanda tentava criar valorizando a posse de bola, mas esbarrava no último passe. A melhor chance europeia na etapa inicial veio em um chute de longa distância do zagueiro Micky van de Ven, que exigiu grande intervenção do goleiro marroquino Yassine Bounou, que também alcançou a marca histórica de dez partidas jogadas em Copas por um país africano.
Na volta para o segundo tempo, os africanos mantiveram o ritmo ofensivo e quase abriram o placar quando Hakimi invadiu a área em velocidade e carimbou a trave. Apesar do domínio marroquino na posse de bola, foi a Holanda quem conseguiu balançar as redes primeiro, aproveitando uma descida rápida de contra-ataque. Após um desvio de cabeça do centroavante Wout Weghorst, Crysencio Summerville avançou com liberdade e tocou para o atacante Cody Gakpo chutar forte e rasteiro para inaugurar o marcador. Com este gol, Gakpo se tornou apenas o terceiro atleta holandês na história a marcar pelo menos três gols em duas edições diferentes do torneio.


Atrás no placar, a equipe comandada por Mohamed Ouahbi não se entregou e seguiu pressionando até ser coroada nos instantes finais. Já nos acréscimos, após um cruzamento preciso feito por Chemsdine Talbi pelo lado esquerdo do campo, o defensor Issa Diop — eleito o melhor jogador em campo — apareceu na área como um centroavante, subiu mais alto do que os defensores holandeses e cabeceou firme para deixar tudo igual e forçar a prorrogação. No tempo extra, Marrocos teve a melhor oportunidade para liquidar a partida com Soufiane Rahimi, mas parou em outra grande defesa de Verbruggen, fazendo com que a decisão seguisse para as penalidades máximas.
A disputa na marca do pênalti foi marcada pelo nervosismo e por muitos erros de ambos os lados. El Aynaoui, Justin Kluivert e o próprio Hakimi acabaram acertando a trave em suas respectivas cobranças, enquanto o holandês Jurrien Timber chutou para fora. Na última rodada de cobranças regulares, a estrela do goleiro Bono brilhou mais forte ao defender o chute de Summerville. Logo em seguida, o meia Ismael Saibari manteve a calma, converteu seu pênalti e garantiu a grande festa e a classificação da torcida marroquina.








