Dois dos mais tradicionais times do interior paulista, Marília e Paulista conseguiram o principal objetivo da temporada: subir para o Paulistão A3. Com a vaga já garantida, os dois times entram em campo neste sábado (26), às 19h30, para disputar o título da Segunda Divisão Sub-23 do Campeonato Paulista.
O Marília chega à decisão após passar pelo Fernandópolis na semifinal. A equipe adversária tinha a vantagem de jogar por dois empates, mas os marilienses conseguiram boa vantagem na ida ao vencer por 2 a 0, dando tranquilidade para conseguir o emapte por 1 a 1 na volta e conseguir o acesso. Antes, o time eliminou o São José.
Um dos trunfos da equipe é o técnico Ricardo Costa, que conquistou o seu terceiro acesso na divisão. Além do Marília, ele havia subido com o EC São Bernardo, em 2017, e com a Portuguesa Santista, em 2016. No time rubro-verde conseguiu conquistar o título, algo que tenta repetir em 2019 para se tornar o primeiro a, desde 2005 – quando as séries B1 e B2 foram unificadas -, ser bicampeão.
Ricardo Costa tem o desfalque do atacante Breno, suspenso. Por outro lado, tem a volta do volante Eduardo e também podera contar com o lateral Mima. O provável Marília é Geílson; Mima (Raphael), Guilherme Café, Gutierrez e Lucas Praxedes; Hebert, Mykaell e Ícaro; Erik Bessa, Lucas Souza (Dener) e Lucas Lima.
O Paulista chega na final com a melhor campanha e até por conta disso joga por dois empates para ser campeão. A equipe, porém, mostrou força nos mata-matas anteriores e venceu os dois jogos fora de casa, contra Asssisense e Flamengo. O time é o visitante com melhor aproveitamento, com 66,7% dos pontos disputados.
Ex-jogador, Edson Fyu iniciou a carreira de técnico em 2018, comandando o Rio Branco na Série A3. O Paulista é a primeira experiência na Segunda Divisão Sub-23 e a oportunidade de conquistar o primeiro título da sua trajetória.
Sem Pedro Demarchi, expulso na semifinal, o técnico também não deverá ter Matheus Morais. O provável Paulista para o primeiro jogo da decisão é Matheus Lopes; Victor Emerson, João Paulo, Joaquim e Yan; Gabriel Terra, Kawan, Carlinhos e Jeferson; Nenê e Edinan.