sábado, 15 de novembro de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Maria, José e Silva: IBGE revela nomes e sobrenomes mais comuns em Fernandópolis

Um estudo detalhado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (4), revelou os nomes e sobrenomes mais comuns entre os moradores de Fernandópolis, com base nos dados do Censo Demográfico 2022.

Os dados confirmam a tradição: Maria e José continuam dominando a lista dos nomes mais frequentes na cidade. A predominância é tamanha que existem cerca de 3,1 mil Marias e 1,5 mil Josés registrados em Fernandópolis.

No ranking de sobrenomes, a liderança é do Silva, carregado por quase 10 mil fernandopolenses.

Evolução dos Nomes ao Longo das Décadas

O estudo mostra que a preferência por Maria e José se mantém desde a década de 1940. Uma mudança significativa nos gostos só foi percebida a partir da década de 1980, quando nomes como Ana, Rodrigo, Fábio, Lucas, Jéssica, Bruno, Gabriel e Guilherme começaram a aparecer com maior frequência.

A partir de 2010, no entanto, houve um retorno às raízes com a volta de Maria ao topo, acompanhada por nomes como Helena e Alice. Entre os homens, João ganhou popularidade, mas novos nomes como Miguel e Davi também subiram na preferência.

Sobrenomes Mais Comuns

Em Fernandópolis, os sobrenomes mais predominantes seguem o padrão nacional. O Silva lidera, com uma ampla margem, seguido por Santos, Souza e Oliveira.

O IBGE contabilizou mais de 140 mil nomes próprios em todo o Brasil. As informações foram disponibilizadas ao público no novo portal “Nomes no Brasil”, lançado pelo instituto.

Notícias relacionadas