O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), caiu numa armadilha armada por ele mesmo e sua assessoria, no episódio de ser levado de ambulância para o hospital, após levar a cadeirada de José Luiz Datena (PSDB), no debate entre candidatos, na TV Cultura, domingo passado (15). “Não precisava de ambulância. Dava para ir correndo para o hospital. O pessoal lá (sua equipe de campanha) quis montar uma cena”. A farsa foi descoberta em vídeo obtido pela jornalista Raquel Landim, do UOL. Veja aqui.
Caindo nas pesquisas
Depois de ser apresentado como uma alternativa para a velha política de conchavos, Marçal está vendo sua aventura como político derreter a cada dia. O dublê de caçador de corruptos, que tem mais cara de João Dória, já foi desmascarado em outras questões, como ser patriota, por exemplo. A queda das intenções de voto em seu nome, apontada por pesquisas, é consequência de insensatez e propaganda exagerada.
Lula e as queimadas
O presidente lula viaja hoje a Nova York (EUA) para participar da abertura da Assembleia Geral deste ano da ONU. No discurso, tradicionalmente feito pelo presidente de plantão, o apedeuta pretende pregar e orientar o mundo, como sempre faz, sobre como governar gastando o dinheiro do povo e usando a mídia suja para mentir, além de se proteger com o poder judiciário. Um dos assuntos será a cobrança a países ricos por mais financiamentos para preservação da Amazônia – que queima há quase três meses sem uma ação direta e eficaz do seu desgoverno.
Agora, os criminosos
Depois de culpar o agro, garimpeiros, a natureza, Deus e Jair Bolsonaro pelas queimadas, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) disse nesta semana que o país está vivendo um “terrorismo climático” e que os incêndios no Brasil têm origem criminosa. Destacou que há 21 inquéritos em andamento na Polícia Federal para investigar o fogaréu.
Celulares nas escolas
Seguindo uma recomendação da Unesco, o governo lula vai enviar ao Congresso um projeto de lei para proibir o uso de celulares por estudantes em escolas de todo o país – inclusive em escolas públicas e universidades. O ministro Camilo Santana (Educação), disse que o objetivo é reduzir o uso excessivo de aparelhos e melhorar a concentração de estudantes em sala de aula.
Musk dá outro nó em Moraes
No último dia de prazo dado por Alexandre de Moraes, o dono do STF, o empresário Elon Musk, dono do X-Twitter, nomeou nesta sexta (20) a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal da plataforma no Brasil. Moraes havia dado 24 horas para isso, e Musk manteve Rachel de Oliveira no mesmo cargo que ela ocupava antes das ameaças de prisão e multas pra lá de absurdas, em agosto.
Por quê?
A renomeação de Rachel é a estratégia de teste de Musk para o avanço autoritário de Moraes porque o descumprimento de ordens sem base legal é a ameaça do ministro para uma possível prisão do representante da empresa no país. A advogada é uma das funcionárias de Musk que resistiram, por exemplo, na derrubada de perfis da rede, o que contraria a legislação brasileira. Prender Rachel, agora, é o desafio de Musk ao xerife.
Mais ainda
Musk é um defensor de uma proposta de lei em andamento nos EUA para bloqueio da entrada de censuradores do mundo todo no país. Moraes e os outros 10 ministros do STF são a mira da ideia de Maria Salazar e Chris Smith, entre outros, exatamente por conta de ameaças como a que o xerife fez a funcionários de Musk pouco antes de determinar o bloqueio da rede social, no mês passado.
Se prender…
A possibilidade de Moraes mandar Rachel de Oliveira para a cadeia existe. Ele já demonstrou e provou que tem o desplante de cometer atrocidades. Mas, é preciso lembrar que também é real a ameaça de cancelamento de vistos nos EUA, em países aliados e, principalmente, o congelamento de contas, confisco de imóveis e revelação de documentos.
Musk se rendeu?
NÃO! O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) revelou em uma postagem no Youtube que falou por telefone com o empresário, quinta-feira, sobre o assunto, e que Musk disse ter admitido as exigências ilegais do ministro para, assim, possibilitar a volta do X-Twitter ao ar, Para Gayer, a ferramenta é muito importante para o debate político no país, há duas semanas das eleições municipais. Veja o vídeo aqui.
É intolerável!
O ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) classificou como “intolerável” a tentativa de congressistas norte-americanos contra ministros do STF. Ok!
Indignado
O ainda presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que sentiu-se indignado com cerca de 600 patriotas que não aceitaram um acordo com a Justiça para, entre outras exigências, confessar o crime de tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). Para Barroso, a proposta que incluía pagamento de multa de R$ 5 mil, proibição do uso de redes sociais por dois anos, etc, era “razoável”. Veja esta m… aqui.
Podem invadir à vontade
Mais atuante que nunca, o ministro Flávio Dino (PT-STF) suspendeu uma lei estadual de Mato Grosso que fixava pena para invasores de terras, casas e terrenos urbanos no Estado. A lei estabelecia restrição a benefícios sociais, proibia posse em cargo público e a contratação com o poder público a invasores. Dino derrubou a lei numa canetada por entender, segundo ele, que só o governo federal pode agir em casos de invasões de propriedades.
FRASE
Do deputado federal Gustavo Gayer, sobre a importância do X-Twitter no debate político no Brasil e, neste momento, também pela pressão de eleitores sobre senadores para andamento do impeachment de Alexandre de Moraes. Ontem, no Youtube.
“Mesmo enfraquecido, mesmo com a censura, o X-Twitter é o único lugar onde as pessoas podem expressar as suas opiniões sem o risco de serem derrubadas pela plataforma em si. Outras plataformas como o Instragram e o TikTok elas mesmas derrubam as pessoas que tem um discurso de direita conservadora. Todo mundo sabe disso.”