domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Marão comemora Dia do Professor com avanços na educação

Às vésperas do Dia do Professor, comemorado neste sábado (15/10), o prefeito Junior Marão apresentou os avanços na educação em quase oito anos de gestão. Em evento de Horário de…

Às vésperas do Dia do Professor, comemorado neste sábado (15/10), o prefeito Junior Marão apresentou os avanços na educação em quase oito anos de gestão.

Em evento de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), realizado nesta terça-feira (11/10), no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, Marão agradeceu o trabalho e dedicação de cada docente, que contribuiu para melhorias no segmento.
O chefe do Poder Executivo afirmou que durante quase oito anos à frente da administração, o maior progresso foi na educação. “Quando fazemos uma retrospectiva, muitas coisas importantes aconteceram. Avançamos muito neste período, com a reestruturação das escolas. Em quase oito anos, entregamos 22 unidades ampliadas, reformadas ou construídas. Em novembro, será reinaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Terezinha Guerra, chegando a 23”, disse.

Mas os benefícios não foram apenas na parte física das instituições de ensino. “Tivemos um aumento real para professores de 145% e para educadores de 160%, mais que o dobro da inflação, que ficou em torno de 60%. Além disso, mudamos o sistema de escolha de diretores e coordenadores, que passam por processo seletivo. Hoje, 90% destes cargos são ocupados por professores da rede”, complementou.

O prefeito relembrou que Votuporanga foi uma das primeiras cidades a instituir Hora de Trabalho Pedagógico (HTP), há cinco anos. “O Governo do Estado de São Paulo não aderiu e nós concedemos um terço para a comunidade escolar”, destacou.

Um projeto de lei será enviado para a Câmara Municipal para elevar mais uma hora de HTP. “Iremos passar de três para quatro horas semanais. O documento será votado nas próximas sessões”, disse.

Marão ressaltou que a quantidade de profissionais aumentou na rede. “O período contraturno era feito pelo projeto Clube da Turma. Contratamos professores PEB I e PEB II. Não existia o cargo de professor adjunto e hoje temos 29. Criamos a função de cuidador infantil e de 45 educadores hoje estamos com 154”, disse. Apesar de elevar o quadro de pessoal, o número de alunos no Ensino Fundamental caiu enquanto o de crianças com idade entre 0 e 5 anos cresceu de 1900 para 3500”, emendou.

Já a secretária da Educação, Silvia Rodolfo, afirmou que a semana é especial, com as comemorações dos Dias da Criança e do Professor. “São datas significativas e os eventos de HTPC são realizados com o intuito de reunir professores e coordenadores para a discussão, análise e proposição de soluções que possam atender as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente”, finalizou.

O diretor Tiago Brentano Rodrigues, do Somos Educação, apresentou palestra sobre o material da empresa. O evento de HTPC será realizado nesta terça-feira também nos períodos entre 13h30 e 15h30 e das 18 às 20h, no Centro de Convenções.

Notícias relacionadas