Haverá na próxima quinta-feira, dia 02, uma manifestação pela Reforma Agrária em Jales, para protestar contra a lentidão dos processos e buscar sensibilizar as autoridades que decidem pela desapropriação e imissão de posse de terras.
O manifesto terá início as 14:00 horas e será em frente ao Fórum da Justiça Federal, semelhante ao ocorrido do ano passado.
São mais de mil famílias sem terra que aguardam pela desapropriação de fazendas improdutivas. Os assentamentos da Reforma Agrária trazem renda e desenvolvimento para os municípios em que são instalados, alterando a realidade econômica e social das pequenas cidades, melhorando assim a qualidade de vida da população.
Na Justiça Federal de Jales, há 5 fazendas improdutivas para serem julgadas, somando quase 5.000 mil hectares, o que poderia beneficiar aproximadamente 300 famílias. Dessa forma, mais empregos seriam criados, além do aumento da produção de alimentos na região, a menores custos.
Entre os apoiadores do movimento, estão os Sindicatos, CUT – Central Única dos Trabalhadores, APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e Federações.