Mais de meio milhão de pessoas morrem por ano vítimas da malária. A ocorrência é maior na África, mesmo com todo o trabalho realizado para erradicar a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Em 2013 foram contabilizados quase 200 milhões de casos de malária em todo o mundo. Desse total, 584 mil contaminados morreram.
O último sábado, 25 de abril, foi o Dia este final de semana foi realizado o Dia Mundial de Luta contra a Malária. A data chamou a atenção para os riscos da doença, principalmente na África. E revelou a preocupação da OMS com a resistência do parasita ao antídoto utilizado. Isso já ocorreu Sudeste Asiático e há suspeitas de que o mesmo esteja acontecendo na América do Sul.
Esse parasita é transmitido por picadas de mosquitos que infectam os glóbulos vermelhos do sangue. Na África, para se ter uma ideia, só uma em cada cinco crianças com a doença passou por tratamento em 2013. Além disso, 15 milhões de mulheres grávidas não receberam nenhuma dose recomendada para prevenir o contágio.