O rio-pretense e major da PM Olivaldi Alves Borges Azevedo foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para ser o Diretor de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).
A nomeação foi publicada por meio de decreto nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial da União.
Olivaldi Alves Borges Azevedo é associado do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, mestre em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2018) e especialista em Gestão e Manejo de Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2001).
Em 1994, graduou-se em Ciências Policiais de Segurança e Preservação da Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, obtendo o título de Mestre nessa área pelo sistema de ensino militar em 2014, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança.
Em 2005, graduou-se em Direito no Centro Universitário de Rio Preto, tendo como o atual presidente do IBSP como seu orientador na monografia de conclusão de curso (“Crimes ambientais de menor potencial ofensivo da Lei 9605/98: comentários sob a ótica do princípio constitucional da ofensividade“), onde passou a ocupar a cadeira de professor de Direito Ambiental, além do exercício da docência no Curso de Especialização para Oficiais do Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo e na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. (Com informações do Instituto Brasileiro de Segurança Pública)