Mais um macaco foi encontro morto na área rural de Catanduva no último sábado (dia 21).
A causa da morte do animal ainda não foi confirmada, mas por precaução da Secretaria de Saúde optou por intensificar as vacinações no município principalmente nas propriedades rurais.
Amostras de sangue foram enviadas para um laboratório em Rio Preto e o resultado ficará pronto nos próximos dias.
Somente em 2017 13 macacos foram encontrados mortos na região, nove deles em Rio Preto. Nenhum caso ainda foi registrado em humanos.
A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas (Aedes aegypti, o mesmo da dengue) ou silvestres. (Haemagogus).
Sintomas
Transmitida por vírus, a febre amarela provoca calafrios, dor de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20 a 50% das pessoas desenvolvem doença grave, podendo morrer por causa dela.
Imunização
Em Rio Preto, a vacina contra febre amarela está disponível em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal. A imunização é indicada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. As únicas contraindicações são para pessoas com alergia grave a ovo, grávidas, mulheres que amamentam e pessoas em tratamento de cânceres, HIV ou transplantados.
Gazeta de Rio Preto