quarta, 5 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Mais um macaco é encontrado morto na região

Um macaco, do tipo sagui, foi encontrado morto nesta quarta-feira (8), na Praia Catarina, em Ilha Solteira. É o terceiro em pouco mais de uma semana. Os outros dois foram…

Um macaco, do tipo sagui, foi encontrado morto nesta quarta-feira (8), na Praia Catarina, em Ilha Solteira. É o terceiro em pouco mais de uma semana.

Os outros dois foram encontrados na estrada que dá acesso ao Porto de Navegação e na rodovia que liga Ilha Solteira a Itapura. O animal também será enviado para análise, para verificar se ele está com febre amarela.

O animal, segundo a Vigilância Sanitária, foi encontrado por funcionários da Administração das Praias. Um agente do órgão foi até o locale recolheu o macaco, comum nas praias. “Assim como fizemos com os outros dois macacos encontrados mortos, também enviaremos esse para análise”, informou Márcia Rúbio, da Vigilância Sanitária.

Sobre os outros dois animais enviados para análise, a Vigilância informou que os resultados ainda não foram divulgados.

Macacos – Vale ressaltar que os macacos não são transmissores da febre amarela, mas sim os mosquitos, o Haemagogus e o Sabethes, em áreas rurais, silvestres e de mata, e o aedes aegypti (que também espalha a dengue, a chikungunya e o vírus da zika), em áreas urbanas. Os macacos servem apenas de alerta para mostrar que a doença está em circulação e que a população que vive ali perto precisa ser vacinada.

Quando um morador encontrar um animal doente ou morto, deve avisar a Vigilância Sanitária o mais rápido possível. O telefone é o (18) 3743-6082.

Vacinação – Ilha Solteira já reforçou a vacinação da população contra a febre amarela. E o movimento nas unidades de saúde continua intenso.

Apesar do aumento na procura, apenas os aqueles que estão com a vacinação em atraso estão sendo imunizados. Por isso, a importância de apresentar a carteira de vacinação, caso tenha. “Mas quem não possui mais a carteira de vacinação, temos como verificar se está com a vacinação em dia. Aqueles que não estão, são imunizados contra a febre amarela”, informou a Secretaria de Saúde.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade. No Brasil, O Ministério da Saúde recomenda duas doses da vacina, uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação também é de duas doses.

Em Ilha Solteira, a vacina está disponível na UBS III, na unidade de Saúde da Família do Passeio Palmares (ao lado da Guarda Municipal) e na USF do bairro Bela Vista. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

Febre Amarela – A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Por isso, a recomendação ao identificar os sintomas é procurar uma unidade de saúde. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem a forma grave da doença.

(Douglas Cossi Fagundes- ilhadenoticias)

Notícias relacionadas