Mais um clube brasileiro garantiu vaga para a próxima fase da Taça Libertadores da América nesta quarta-feira. O São Paulo fez bem o dever de casa e conseguiu a classificação para as oitavas de final da competição. Por outro lado, o Flamengo não fez o saldo de gols necessário e depende de outros resultados para chegar às oitavas.
Tricolor sua, mas passa
Jogando no Morumbi, desanimado com a eliminação do Campeonato Paulista, em uma partida que valia a liderança do Grupo 2, o São Paulo não teve problemas e venceu o Once Caldas-COL, por 1 a 0, e garantiu a primeira posição da chave.
O Tricolor do Morumbi chegou aos 13 pontos contra onze do rival colombiano, que mesmo com a derrota garantiu a passagem para a próxima fase, só que ainda sem saber quem será seu adversário na próxima fase devido ao confronto entre Inter e Deportivo Quito-QUE, nesta quinta-feira.
Agora o São Paulo garantiu, no mínimo, a segunda melhor campanha como primeiro colocado. Para conseguir ter vantagem nos mandos de campo em seus confrontos até a final, tem que torcer para o Corinthians perder para o Independente de Medillin, um empate coloca a equipe do Parque São Jorge como melhor primeiro colocado.
Mengão fica no aguardo
Mesmo jogando no Maracanã, o Flamengo não conseguiu vencer pela margem necessária e corre o risco de ficar de fora da próxima fase. O Mengão venceu o Caracas por 3 a 2, mas não garantiu sua presença na próxima fase.
A equipe rubro-negra chegou aos 10 pontos terminando na segunda posição do Grupo 8, mas ficou com apenas dois gols de saldo. O primeiro da chave foi o Universidad do Chile-CHI, que com o empate contra o Univerdad Católica-CHI, terminou com dez pontos.
Agora o rubro-negro tem que torcer para que o Inter vença ou seja derrotado pelo Deportivo Quito-QUE, nesta quinta-feira, e para que o Racing não derrote o Cerro Porteño, por mais de quatro gols de diferença.
Favoritos levam a melhor
Os favoritos do Grupo 6 não deram chance para os adversários na noite desta quarta-feira. Jogando em casa e diante de times eliminados, Nacional e Banfield conseguiram a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. Em Montevidéu, o Nacional venceu o mexicano Monarcas Morelia por 2 a 0, enquanto o Banfield recebeu o equatoriano Deportivo Cuenca e goleou por 4 a 1.
A vitória garantiu o Nacional como primeiro da chave. Com 12 pontos, o time uruguaio avança com a vantagem do mando de campo. Já a equipe argentina se classificou como um dos seis melhores segundos colocados. A goleada deixou o Banfield com 11 pontos, suficiente para superar a campanha de ao menos dois vice-líderes de outras chaves.
Diante de um Monarcas desmotivado e com apenas uma vitória na fase de grupos, somando cinco pontos, o Nacional não teve grandes dificuldades para abrir o placar. Logo aos quatro minutos, Regueiro fez 1 a 0 para os anfitriões. Depois, o time uruguaio só ampliou já aos 33 do segundo tempo, quando Pereyra fechou o marcador no Estádio Parque Central.
O Banfield, apesar da goleada, encontrou resistência por parte do Deportivo, lanterna do Grupo 6, com quatro pontos. Os gols só saíram no segundo tempo. Primeiro, Ramírez furou a retranca dos visitantes e fez dois, abrindo boa vantagem. Méndez ainda chegou a descontar para o time de Cuenca, mas Erviti e o goleiro Lucchetti, de pênalti, marcaram para a equipe argentina.
Confira os jogos:
Quarta-feira
Grupo 2
Nacional-PAR 2 x 0 Monterrey-MEX
São Paulo 1 x 0 Once Caldas-COL
Grupo 6
Nacional-URU 2 x 0 Monarcas-MEX
Bandfield-ARG 4 x 1 Deportivo Cuenca-EQU
Grupo 8
Flamengo 3 x 2 Caracas-VEN
Universidad do Chile-CHI 0 x 0 Universidad Católica-CHI