quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mais fotos da fundação de Votuporanga são doadas ao Museu

Sr.Modesto tem 67 anos e contribuiu na construção de muitos prédios da cidade que em 2007 comemora 70 anos; fotos foram entregues ao prefeito Carlos Pignatari Uma antiga máquina comprada…

Sr.Modesto tem 67 anos e contribuiu na construção de muitos prédios da cidade que em 2007 comemora 70 anos; fotos foram entregues ao prefeito Carlos Pignatari

Uma antiga máquina comprada em sociedade com amigos registrou importantes momentos da história de Votuporanga e da trajetória de vida do Senhor Modesto Soares da Costa Filho, de 67 anos. As imagens captadas na década de 40 e 50 foram doadas na manhã desta sexta-feira (30/03) ao prefeito Carlos Eduardo Pignatari, com a presença do diretor do Museu Municipal, Evandro Júnior e do presidente da Câmara de Vereadores, Osmair Ferrari.

As imagens farão parte de uma exposição que está sendo produzida para comemorar os 70 anos do município que faz aniversário em 8 de agosto. Sabendo do pedido da Prefeitura para que a população doe objetos e fotos antigos para montar a exposição, Sr. Modesto fez a doação de 15 imagens tiradas enquanto trabalhava na área da construção como servidor municipal (de 1955 a 1990). Os retratos mostram o aposentado e seus amigos nas obras do primeiro pavilhão do hospital Santa Casa de Misericórdia, da primeira igreja Nossa Senhora Aparecida onde hoje está a fonte iluminosa da Matriz, aterro da represa municipal da Saev, da praça São Bento e da fachada da Prefeitura. O destaque ficou para a foto datada de 1943 que mostra ele e seus amigos sentados na frente do tronco da antiga árvore de Ipê Roxo, ao fundo vê-se o escritório da Empresa CAIC Construtora. Atualmente, o prédio sofreu modificações, localiza-se exatamente ao lado da Rádio Líder, na época Rádio Piratininga.

Sr. Modesto não possui registros, mas conta com orgulho que recebeu do prefeito da época a tarefa de construir uma passarela que ligasse a zona norte da cidade à zona sul. “Pegamos eucalipto da fazenda Fávaro e levamos num caminhão. Fizemos uma passarela toda de madeira para o povo passar a pé e com bicicleta. Era estreita e fizemos sem nenhuma ajuda de engenharia. Foi na raça mesmo”, lembra Sr. Modesto.

Ele nasceu em 1929 em Mirassolândia e veio para o município aos 15 anos onde construiu sua família com a esposa e duas filhas. “Votuporanga era uma vilinha, não tinha nada e fomos construindo tudo. Hoje parece que cresceu igual fermento”, diverti-se ao lado do prefeito.

O antigo morador da cidade conta que tinha mais fotos, mas perdeu com o tempo. “Meus amigos e eu compramos a máquina e tiramos várias fotos nossas. A gente não imagina que um dia as fotos terão tanto valor. A cidade cresceu e hoje posso contar um pouco dessa história”, diz.

O prefeito comentou que “hoje graças à preocupação deste senhor podemos rever tempos antigos de nossa cidade e seu progresso e dar valor a cada momento dessa transformação”.

As fotos doadas serão catalogadas, restauradas e digitalizadas para fazerem parte do acervo fotográfico do museu e compor a exposição de fotos pelo aniversário da cidade que está sendo preparada sob coordenação de Evandro Júnior.

Os interessados em doar fotos ou objetos antigos da história da cidade podem entrar em contato com o Museu pelo 3422-4451 ou na rua Minas Gerais, nº 3612, Centro.

Notícias relacionadas