Durante a cerimônia de inauguração de reforma e ampliação da oitava escola municipal concluída nesta administração, o prefeito de Votuporanga Junior Marão afirmou que o município tem investido mais de R$ 15 milhões nas unidades escolares para implantação deste novo modelo estrutural e pedagógico.
O CEM “Profº Benedito Israel Duarte”, localizado no Residencial Vereador José Nunes Pereira, foi a escola que teve a maior área de ampliação construída até o momento. Antes a unidade possuía 1.250m² e hoje essa área foi quase duplicada, passando para 2.320m². Na área ampliada foram instaladas três novas salas de aula, sala multifuncional para portadores de necessidades especiais, sala de informática, multimídia, de leitura e uma sala de convivência para os funcionários, além de todo o espaço do contraturno ampliado, com novas salas, vestiários, refeitório, pátio coberto e playground.
Atualmente a escola atende cerca de 170 alunos no espaço do contraturno, alunos de período integral, que contam com aulas de dança, artesanato e música, inclusive a escola possui também uma fanfarra de alunos. São oferecidas ainda aulas de inglês, higiene e saúde, qualidade de vida, cívica, de leitura e futuramente judô.
Durante seu discurso na cerimônia de inauguração, o prefeito Junior Marão informou ainda que a rede municipal já está utilizando o novo material didático adquirido pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. “É um dos melhores materiais didáticos do país, o SER, do Grupo Abril, que vamos apresentar oficialmente em setembro”.
Marão lembrou que no dia do aniversário da cidade levou o ministro da Educação, Fernando Haddad, para conhecer a escola. “Escolhemos essa escola devido a importância dela no contexto educacional do município, considerada uma das maiores escolas do bairro e que teve um investimento de quase R$ 1 milhão”.
O prefeito afirmou que até o fim deste ano outras quatro escolas serão entregues, contando com a inauguração na próxima sexta-feira (26/8) do Cemei “Maria Aparecida Barbosa Terruel”, no Santa Amélia. E em 2012 outras quatro ainda serão concluídas de forma a atender este novo padrão.
A secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, que no momento está afastada temporariamente da coordenação da pasta, afirmou que “a qualidade da educação é o objetivo diário que buscamos. Queremos oferecer a escola legal, a melhor escola, a escola que a gente nunca esquece”.