Com mais de duas mil escolas estaduais participantes dos 645 municípios do estado de São Paulo, o Escola da Família completa 13 anos nesta terça-feira (23). O programa abre as portas das escolas conveniadas para a comunidade aos fins de semana, oferecendo atividades como esporte, trabalho, cultura e saúde.
Estima-se que mais de 800 milhões de pessoas tenham passado pelo projeto, além da realização de 40 milhões de atividades entre agosto de 2003 e julho de 2016. Também foram registradas a participação de 17.976 voluntários e 17.720 universitários.
“Os números do programa mostram um favorecimento da cultura participativa, patrimônio público preservado, fortalecimento dos vínculos escola, família e comunidade, democratização dos espaços escolares públicos e comunidades cada vez mais distantes de situações de vulnerabilidade social”, disse o coordenador do Escola da Família na Secretaria de Estado da Educação, Ricardo Addeo Dias.
Voluntários e universitários são essenciais para a realização do projeto. Eles são responsáveis por organizar e/ou participar de reformas, mutirões de limpeza, gincanas, eventos, campanhas, atividades educativas, entre outros projetos.
Existem também bolsas para os universitários. Para obter esse benefício, o aluno tem que estar matriculado em uma das 150 instituições de ensino superior conveniadas à Secretaria de Estado da Educação.