Mais de 65% dos brasileiros concordam com a decisão do governo de acabar com o horário de verão, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 05 de abril.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, outros 31,3% não concordam e 3,2% não souberam responder. Desses, 63,1% disseram não gostar da mudança de horário, 32,3% gostam e 4,7% não souberam opinar.
Os estados onde as pessoas se mostraram mais contentes com a nova definição foram o Nordeste, onde 78,6% das pessoas disseram concordar, seguido do Norte e Centro-Oeste, que chegou a 73%.
O levantamento foi realizado por meio de questionários online enviados à base de contatos cadastrada do Grupo Paraná Pesquisas. Foram obtidas 2.020 respostas de brasileiros com 16 anos ou mais, de 164 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 17 de abril e tem margem de erro de 2,0% para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.
Segundo Bolsonaro, a decisão foi baseada em estudos técnicos que apontaram para a eliminação dos benefícios, por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população. Além disso, ele afirmou que muitas pessoas ficam descontentes com a alteração, “pois tem seu horário biológico prejudicado”.