A Estação de Tratamento de Água de Rio Preto terá sua produção de 1,5 milhão de litros de água por hora paralisada neste domingo (23/07), por vinte e quatro horas, a partir de zero hora (meia noite de sábado), para manutenção e limpeza periódica no sistema de tratamento. Serão limpos os filtros, a tubulação de entrada de água bruta (para tratamento), floculadores, decantadores, calhas e tubulações de saída de água tratada. Os técnicos do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto aproveitarão a paralisação para realizar uma vistoria técnica na estrutura do reservatório da ETA, que tem capacidade para armazenar 6 milhões de litros de água e é dividido em três compartimentos. A manutenção preventiva visa a detectar se há fissuras e vazamentos no reservatório, que é de importância estratégica para o abastecimento do Centro e de vários bairros populosos.
Para realizar a manutenção periódica o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto vai paralisar totalmente a produção do Palácio das Águas, desligando os dois pontos de captação de água bruta da represa. A ETA produz um terço da água tratada e distribuída à população rio-pretense, abastecendo diretamente cerca de 120 mil pessoas e auxiliando vários outros sistemas distribuidores. A paralisação vai atingir diretamente os bairros Maceno, Centro, Redentora e Vila Diniz, e indiretamente partes da Alto Alegre, Jardim Urano, Mançor Daud, João Paulo II, São Francisco e adjacências, uma área onde há 62 mil usuários (entre residências, indústrias e comércio).
Mesmo após o encerramento da manutenção, previsto para as 18 horas, o sistema ainda levará de quatro a seis horas para normalizar totalmente o abastecimento, o que deverá ocorrer somente por volta da meia noite de domingo. A manutenção periódica é necessária para manter em boas condições as instalações e os equipamentos da ETA, e atender às exigências da portaria 518, do Ministério da Saúde.
Economia
O Semae pede aos moradores da área atingida pela paralisação que economizem a água da caixa durante todo o dia de domingo. Se houver uso racional, as casas e comércio com boa reservação serão pouco afetadas. O Semae colocará caminhões-pipa para atender aos grandes consumidores e as emergências. O usuário que necessitar de apoio ou tiver dúvidas deve ligar para o 0800.770.6666 (ligação gratuita), no plantão Semae.