sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mais de 50 jardineiros e podadores participam do evento “Poda Consciente”

Os temas “Poda Consciente” e a “Era do Lixo Sustentável” atraiu mais de 50 jardineiros e podadores no Teatro Municipal, nessa terça-feira, 3, no evento promovido pela Prefeitura de Fernandópolis….

Os temas “Poda Consciente” e a “Era do Lixo Sustentável” atraiu mais de 50 jardineiros e podadores no Teatro Municipal, nessa terça-feira, 3, no evento promovido pela Prefeitura de Fernandópolis.

Conscientes de que o município vai gerar cada vez mais emprego nesta área, por ter se tornado uma das cidades mais arborizadas do país, através do “Disque Árvore”, os profissionais marcaram forte presença.

Durante o evento, foram apresentadas técnicas de poda árvore e equipamentos adequados para a profissão. A Lei Municipal nº. 3.493/08 – que versa sobre a poda e cortes das árvores, bem como as penalidades para quem a descumpre, também foram apresentadas pela equipe da Diretoria Municipal do Meio Ambiente.

Já o tema “A Era do Lixo Sustentável” foi apresentado pela auditora ambiental Letícia Tavares Theotonio, do Centro de Ecoeficiência em Resíduos (CER), que será implantado em Fernandópolis em outubro, através da parceria firmada entre o município a Ecopav e a Ecoservice.

O CER será responsável por implantar um programa estratégico para o sistema de limpeza urbana ao transformar lixos e resíduos (galhos, entulhos, sucatas e pneus) em materiais que podem ser integrados na construção civil, na pavimentação de ruas e estradas, na confecção de pisos, na produção de energia, entre outros benefícios.

Com todas estas medidas, Fernandópolis mais uma vez sai à frente ao se antecipar no cumprimento da Lei da “Política Nacional dos Resíduos Sólidos”, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 2.

“Fernandópolis já alcançou o 16º lugar no ranking ambiental do Estado, queremos, agora, alcançar a liderança. Para isso, vamos precisar contar com a ajuda de todos os profissionais que fazem a poda de árvore e jardinagem e também da população, que ao solicitar o corte da árvore, solicite também que o descarte seja feito de maneira ecologicamente correta”, destacou o prefeito Luiz Vilar.

Para garantir que os galhos cortados das árvores e demais resíduos cheguem até o Centro de Ecoeficiência em Resíduos, a Prefeitura vai criar ecopontos em diversas áreas do município para facilitar o trabalho dos profissionais. Os locais serão divulgados ainda esta semana nos veículos de comunicação. Os podadores e jardineiros também receberão, via Correio, informações sobre os locais dos ecopontos.

No final do evento, a Prefeitura disponibilizou um ônibus para levar os profissionais até o Centro de Ecoeficiência em Resíduos para visita in loco.

Notícias relacionadas